quarta-feira, 3 de junho de 2015

Liberdade Religiosa | Igreja Adventista

‘Cabelo ruim’: Babilônia denuncia o racismo na infância

http://gshow.globo.com/novelas/babilonia/videos/t/cenas/v/regina-e-julia-falam-sobre-preconceito/4219427/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_content=entretenimento&utm_campaign=Babilonia



“Na escola, uma menina disse que meu cabelo é ruim.”
Amuada num canto, com lágrimas nos olhos, Júlia (Sabrina Nonata) revelou o motivo de sua tristeza para a mãe, Regina (Camila Pitanga).
A cena foi exibida no capítulo de sábado (30). É o dia da semana no qual mais crianças estão diante da TV na faixa das 22h.
Para levantar a autoestima da filha, Regina elogiou seus cabelos crespos e a informou sobre a lei brasileira que pune o racismo com prisão.
Emocionada, ela citou a advogada Paula (Sheron Menezes) como exemplo de mulher negra que enfrenta o preconceito de cabeça erguida.
Diante de seu reflexo num espelho, Júlia recebeu elogios da mãe e da avó, Dora (Virgínia Rosa): “Você é toda linda”. As três se abraçaram, solidárias no drama e na força para combatê-lo.
Em outra sequência, Regina desabafou com o namorado, Vinícius (Thiago Fragoso). “Hoje a Júlia conheceu o que é racismo”, disse, abatida.
Após relatar o episódio de discriminação na escola da filha, ela explicou: “Parece besteira, mas não é besteira, não. Porque dói”.
Pouco antes, aconteceu outra abordagem sobre o racismo em Babilônia. Num salão de beleza, Paula foi abordada pela cabeleireira Ivete (Mary Sheila).
Sem sutileza, ela sugeriu alisar e tingir de loiro os cabelos crespos e escuros da advogada. “Com esse cabelo aí, você só vai conseguir caso de ONG e de porta de cadeia”, desdenhou Ivete, também negra, ostentando seus fios lisos.
Paula indignou-se: “Não vou ser arremedo de gringa”. E disse mais. “Sou negra, brasileira e tenho orgulho do meu cabelo e da minha cor.”
Não é a primeira vez que a novela lança ao público o tema do racismo. Regina já foi insultada por Inês (Adriana Esteves), cara a cara e pelas costas. A advogada a chamou várias vezes de ‘cabocla metida’ e ‘caboclinha favelada’.

Personagem racista: “Negro safado”
Gilberto Braga, um dos autores principais de Babilônia, inseriu a discussão sobre o racismo em outras novelas.
Um dos casos de maior repercussão aconteceu em Pátria Minha, folhetim de 1994. A postura submissa de um personagem negro gerou polêmica nacional.
A trama: o empresário Raul Pellegrini (Tarcísio Meira) acusa injustamente um empregado de sua casa, Kennedy (Alexandre Moreno), de abrir um cofre e furtar documentos.
Diante da negativa do rapaz, Raul o xinga de ‘moleque mentiroso’, ‘negro insolente’ e ‘negro safado’. Choroso e amedrontado, Kennedy não consegue se defender.
“Pensa que eu acredito em crioulo? Vocês, quando não sujam na entrada, sujam na saída”, vocifera o patrão.
O pensamento racista de Pellegrini ganha aspecto baseado na eugenia. “Por que fez isso, Kennedy? Foi vingança porque não te deixei estudar? Estudar pra quê? Aprender o quê? (…) Você não sabe que o cérebro de vocês (negros) é diferente do nosso?”.
Grupos de combate ao racismo criticaram duramente o comportamento passivo de Kennedy diante das ofensas racistas. O complexo de inferioridade do personagem foi visto como humilhante por ativistas do movimento negro.
O autor, ao invés de ser parabenizado pela denúncia do preconceito, acabou crucificado na imprensa. Houve até ação judicial contra a Globo.
Algumas semanas depois da cena controversa aconteceu uma espécie de retratação na novela. Num diálogo de Kennedy com uma personagem também negra, ressaltou-se a importância do resgate da autoestima dos negros e de reagir a qualquer ato de discriminação.
A cena de Raul Pellegrini e Kennedy está disponível no site Memória Globo.

http://diversao.terra.com.br/tv/sala-de-tv/blog/2015/05/31/%E2%80%98cabelo-ruim%E2%80%99-babilonia-denuncia-o-racismo-na-infancia/

Curso "O Currículo do Ensino Religioso nos Espaços Sagrados", com professoras e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da RME de Curitiba.

O curso vem acontecendo e nao editei as fotos anteriores na visita monitorada no TEMPLO BAHAI .Mas hoje vespera de feriado vamos dar um tempinho para editar e estudar os inumeros textos que teremos que validar ,pois ER é rico em conhecimento.

Estou animada em conhecer de perto nossa paisagem curitibana com seus aspectos que retratam as diversas Etnias e inseridos estao numa comunidade pertencente a Diversas Tradicoes Religiosas ou diria ORGANIZACOES?.

Curso "O Currículo do Ensino Religioso nos Espaços Sagrados", com professoras e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da RME de Curitiba. Quase setenta profissionais dedicados e ansiosos em aprofundar os conhecimentos sobre o fenômeno religioso em diferentes tradições religiosas. E ai estao algumas fotos na visita monitorada na ARENA DIGITAL para assistirmos e validarmos o filme:ESPACOS SAGRADOS DE CURITIBA.
 /http://www.ftd.com.br/
Image

Espaco modernos,agradável com ótima proposta para excurssoescom alunos ou mesmo professores e comunidade aprender um pouco mais divertindo com filmes interessantes.

Vejam ai um pouco deste dia fantastico !!!






Uma pausa para uma palestra com professor Silvio Fausto Gil Filho do Departamento de Geografia -UFPR E Nucleo Paranense de Pesquisa em Religiao (NUPPER)/Núcleo de Estuoa e Representacoes (NEER).Tivemos novamente ricas informacoes de um grande especialista nesta área e entendemos melhor sobre ESPACIALIDADES ,sua expressoes,representacoes,Lógos E pensamento Religioso.

As paisagens religiosas nos oferece elementos riquissimos sobre os significados simbolicos que emergem a partir das Tradicoes e dos textos sagrados.

BOM ,ENTAO ,AGORA BORA CONHECER MELHOR A RIQUESA DESTES ESPAÇOS CURITIBANOS!!!

كلمة الشابه زينب حجازي باللغه البرتغالية في حفل افطار مائدة االرحمن 09 ...

No universo os iguais se atraem. O pensamento ecoa no universo e atrai outros pensamentos de mesma vibração. Eles se reúnem formando um conjunto de pensamentos de mesma vibração.




                   No universo os iguais se atraem. O pensamento ecoa no universo e atrai outros pensamentos de mesma vibração. Eles se reúnem formando um conjunto de pensamentos de mesma vibração. Esse conjunto cresce e cresce à medida que mais pensamentos de mesma vibração são pensados, e por fim, esse conjunto toma tal proporção que determina o pensamento coletivo de um povo, de uma nação, de toda uma humanidade. A mente humana naturalmente é receptiva. Algumas mentes mais receptivas, mas de mesma vibração, sentem, percebem e aderem ao pensamento coletivo de um povo, ou de uma nação, ou de toda uma humanidade. Passam a falar conforme o pensamento coletivo, passam agir conforme o pensamento coletivo, e dessa forma materializam o pensamento coletivo tornando-o a realidade de um povo, de uma nação, de uma humanidade. Assim surgiu Simão Bolívar, chefe Seattle, Alan Kardec, Mahatma Gandhi, Touro Sentado, Emiliano Zapata, Abraham Lincoln e tantos outros. Assim surgiu Stalin, Hitler, Mao Tse Tung, Mengele e tantos outros. Estas pessoas manifestaram uma mente e consciência engendrada dos desejos e tendências da mente coletiva, que sentiram, perceberam, aderiram.

                  Os iguais se atraem, portanto, pensar o bem, falar o bem, fazer o bem. Procure ser simpático, amistoso e cativante, que isso só acrescerá o melhor para a criação de uma nova realidade. Aonde chegar seja uma fonte de positividade, de otimismo, de confiança, de esperança e de alegria. Seja como o sol de verão na vida dos que te cercam! Torne-se um contribuinte para o pensamento coletivo positivo de um povo, de uma nação, de uma humanidade. Em verdade as ações de um homem são frutos do caráter que possui. Contudo, o caráter de um homem é moldado pela forma dos pensamentos que pensa. Então se esforce para pensar positivo, falar positivo, agir positivo, que a constância cria o hábito, então se habitua a irradiar positividades, harmonia e felicidade todos os dias de sua vida, e onde estiver será a vibração da luz que extermina a sombra do medo e toda vibração negativa que dela vem. E mais que isso querido, como pensamentos são vibrações, você vibra conforme os pensamentos que pensa criando em torno de si um campo magnético na frequência vibratória dos pensamentos que pensou. E esse magnetismo é irradiado para os que te cercam, envolvendo-os com a sua frequência. Positividade atrai positividade filho. Sempre que se eleva alguém, também se é elevado. Contribua sempre para formação da harmonia, pois somente nela podemos ser felizes.

Espero lhe ter sido útil filho, na contribuição do entendimento da vida, para que seja feliz. Seja esperto querido, venha aos cursos daqui, te aguardo.
Muito obrigado por existir.
Xamã Gideon dos Lakotas. 


www.ceunossasenhoradaconceicao.com.br