quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Histórico e Atividades da ASSINTEC








http://www.assintec.org.br/index.php?system=news&news_id=61&action=read
A ASSINTEC, Associação Inter-Religiosa de Educação, é a entidade civil de caráter educativo e cultural que promove o ensino religioso, o diálogo inter-religioso e o respeito às diferenças culturais e religiosas. Sua gênese remonta ao movimento ecumênico de Curitiba.

Seu surgimento oficial data de 02 de janeiro de 1973, quando efetivou-se um convênio com a Secretaria Estadual de Educação e depois com a secretaria Municipal de Educação de Curitiba. A ASSINTEC passou por diferentes fases, nestas três décadas de existência.

Surgiu como entidade ecumênica, a fim de superar o modelo catequético do Ensino Religioso e mais tarde passou a enfatisar o trabalho pedagógico focado em valores humanos, isto na década de 90. Atualmente é uma associação inter-religiosa, com foco no trabalho sobre o conhecimento religioso acumulado e produzido historicamente pela humanidade.

Visita da Equipe da ASSINTEC à aldeia Guarani, Karuguá, estabelecendo o diálogo e propondo parcerias.
ATIVIDADES

A ASSINTEC é uma entidade civil de caráter educacional que atua em parceria com o poder pública na efetivação do Ensino Religioso nas escolas do Paraná, e no apoio pedagógico aos professores desta área do conhecimento.
As atividades da ASSINTEC estão organizadas em cinco eixos:
1.     ASSESSORIAS, CURSOS E OFICINAS

As assessorias, cursos e oficinas pedagógicas têm como objetivo contribuir na capacitação de professores para a prática do Ensino Religioso. A partir de informações oriundas de diversas tradições religiosas e místico-filosóficas. São algumas das modalidades de cursos ofertados: Introdução ao Ensino Religioso e Curso de Aprofundamento em Ensino Religioso, a carga horária varia conforme a demanda. Na oficina pedagógica trabalha-se de forma sintetizada a proposta do Ensino Religioso. Além dos cursos e oficinas, são realizadas na sede da ASSINTEC assessorias aos professores.

2. PRODUÇÃO DE MATERIAL

As publicações têm como objetivo servir de suporte para a pesquisa e apoio pedagógico aos professores e alunos. São elaborados subsídios em forma de informativos periódicos e apostilas. É também mantida e atualizada sistematicamente uma biblioteca virtual no site da ASSINTEC com conteúdos pertinentes ao Ensino Religioso, facilitando aos professores a pesquisa nesta área.

3. DIÁLOGO COM O PODER PÚBLICO

A interlocução exigida por lei, com Secretarias Estadual e Municipais de Educação, visa garantir o caráter inter-religioso da disciplina curricular e colaborar no processo de implantação e implementação do Ensino Religioso de acordo com a lei em vigência.

4. DIÁLOGO COM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

As parcerias com as Instituições de Ensino Superior têm o propósito de acessar as pesquisas acadêmicas e transforma-las em conhecimento aplicável na sala de aula. A Licenciaturaem Ensino Religioso para o Estado do Paraná é uma das reivindicações da ASSINTEC. A concretização deste projeto passa pela articulação com as instituições de Ensino Superior.

5. DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

O diálogo inter-religioso acontece com o objetivo de subsidiar a prática do Ensino Religioso como disciplina curricular. A ASSINTEC tem dois espaços já reconhecidos para esse diálogo: o Encontro de Diálogo Inter-Religioso com temas específicos e o Evento de caráter cultural denominado de Arte e Espiritualidade. Ambos eventos, ocorrem anualmente em Curitiba. Aexpectativa para o futuro, é que esses encontros também ocorram em outras cidades do Paraná.