segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Visitas guiadas celebram 161 anos do Cemitério Municipal

Visitas guiadas celebram 161 anos do Cemitério Municipal

23/11/2015 14:46:00
O Cemitério Municipal São Francisco de Paula completa, no dia 1º de dezembro, 161 anos. Para celebrar a data, estão programadas visitas noturnas, visitas focadas na arquitetura e sarau de poesias dos principais poetas ali sepultados.
A pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi, está organizando a programação e, em conjunto arquitetos e escritores, vai conduzir as atividades.
“A intenção é resgatar o potencial histórico, artístico e cultural contidos no cemitério mais antigo da capital de Curitiba” explica Clarissa. A programação, que tem início na sexta-feira (27), vai contar com três modalidades de atividades. A primeira será a visita noturna, na qual os participantes são convidados a conhecer o cemitério e suas histórias sob a luz de lanternas, em noite de lua cheia. O passeio tem início às 20 horas, com três horas de duração.
No sábado pela manhã (28), Clarissa e o arquiteto Fabio Batista farão uma visita focada na arquitetura. Os participantes conhecerão os principais referenciais arquitetônicos presentes no Cemitério Municipal como exemplares modernistas, paranistas, art decó que serão visitados durante o percurso trazendo um pouco da história do local, suas tipologias construtivas e materiais empregados na construção dos túmulos.
Durante a tarde, autores como Ivan Justen Santana, Ricardo Pozzo, Eduardo Capistrano e o Coletivo Marianas declamarão poemas dos principais poetas paranaenses como Helena Kolody, Emiliano Pernetta, Emílio de Menezes, que estão enterrados no local.
No domingo (29), será realizada uma nova visita com o foco na arquitetura e um novo sarau de poesias.
Os interessados em participar das atividades, deverão realizar sua inscrição via e-mail no endereçovisitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br apontando qual a data e a atividade que deseja participar, nome completo, idade e número do RG. Os grupos serão formados por um número máximo de 40 participantes por atividade.
Confira a programação completa:
Sexta-feira, 27/11 - das 20h às 23h - Visita guiada noturna
Sábado, 28/11 - das 9h às 12h - Visita guiada focada em arquitetura
Sábado, 28/11 - das 14h às 17h - Sarau de poesias paranaenses
Sábado, 28/11 - das 20h às 23h - Visita guiada noturna
Domingo, 29/11 - das 9h às 12h - Visita guiada focada em arquitetura
Domingo, 29/11 - das 14h às 17h - Sarau de poesias paranaenses
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/visitas-guiadas-celebram-161-anos-do-cemiterio-municipal/38286#.VlNFRuOUxIc.facebook

Emicida - Ubuntu Fristaili