segunda-feira, 26 de maio de 2014

Entrevista com padre Rodinei Tomazella realizada pelos alunos do quinto ano da escola LINNEU!!!Vejam!!!


No ultimo dia 9 de Maio de 2014 esteve visitando a escola Linneu  o padre Rodiney Thomazella ,presidente da instituição do Pequeno Cotolengo .O padre é presidente da instituição Pequeno Cotolengo da ordem dos Dom Orione.
Matheus kreling (administrador do blog),professora Eliane Clara Pepino(professora do Ensino Religioso),padre Rodinei Tomazella ,Elizabeth Cristina (coordenadora  do SMA  Prefeitura Municipal de Curitiba)e Brígida (pedagoga da equipe da ASSINTEC)

Os quintos anos e Sala Especial realizaram uma entrevista com as seguintes questões:
 
Entrevista com padre Rodinei Thomazella

Data: sexta-feira, 9 de maio de 2014

Nome:___________________ Turma_____________

Professora do Ensino Religioso: Eliane Clara Pepino.

Perguntas:

1-      O que é um Espaço sagrado Cristão  Católico?

2-      Quais são as funções e deveres  do líder dentro da Tradição  Cristã Católica? 

3-      Quais são os ritos/rituais fundamentais?

4-      Quais são símbolos do Cristianismo Católico?

5-      Comente um pouco sobre a instituição do Pequeno Cotolengo, obras e campanhas. Fale da campanha do lacre de alumínio.

6-      Querido aluno, deixe aqui suas dúvidas, o que aprendeu sobre a matriz Cristã Católica. Desenhe algo que aprendeu nessa palestra.  

     Utilizamos o laboratório com tatames no chão , uma mesa como expositor para os objetos e vestimentas sagradas trazidas pelos padres Rodinei e Cidinho.Nosso amigo Matheus administrador dos blogs atento, aprendendo e registrando .
 
      O cuidado todo especial de nossa funcionária Regina que esteve um dia antes organizando a sala com carinho .
Padre Rodinei e Cidinho
                            Vestimentas Sagradas e seus significados na Tradição Cristã Católica
Esta túnica deixou o seu uso no Brasil por questões ambientais pelo clima e com o tempo incorporando outros tecidos mais leves e práticos para o uso nos ritos católicos .
Padre Cidinho e Rodinei e professora de Arte Leila
                 A casula vestimenta para todas as missas.
Vestir uma veste sagrada é como dizer a Jesus :Faça-me instrumento teu! A túnica representa que o padre se reveste de uma forca que vem de Deus.!!
 
A túnica para demostrar simplicidade e humildade, aproximar do povo para ,sentirem-se acolhidos á missa.
A estola é o sinal sacerdotal ,a missão
Com este posicionamento da estola é o diácono que usa. de maneira transversal.Cada cor de estola representa um tempo !
Tempo comum verde. O vermelho sangue celebra um mártir, a dor de Jesus Cristo .O roxo é tempo de preparação do Advento tempo da Quaresma.
A patena ,o cálice,pala e o sanguíneo que higieniza ,seca . Ali que vão  se dar a celebração Coloca-se o vinho (sangue),a água para purificar,  a hóstia(corpo de Cristo) .O material de metal para tornar  prático. A comunhão significa repartir , partilhar também um sinal. A tradição católica tem algumas semelhanças com a  tradição judaica por exemplo o pão sem fermento, por questão histórica representando um povo sofrido , castigado pelo faraó. Não   tinham o tempo de maior elaboração.
                                                                      
                                   Um dos  ritos da partilha do pão é a Hóstia    
As galhetas guardam á agua e o vinho. A água para lembrar Jesus na cruz e leva uma lança, e aquela lança faz uma ferida e a ferida corre o sangue e água.
O óleo um símbolo muito usado no batizado, na unção dos enfermos, quando for ordenado padre.
Esse objeto são 3 óleos .Usado no batismo, na unção dos enfermos . O óleo é um sinal de um toque de Deus. Para o doente é acolhida , carinho, compreensão pelo que está passando
Estaremos postando mais fotos de outros eventos internos da escola com outros líderes. Aguardem!!!(os vídeos não consegui coloca-los aqui pelo blog por enquanto)