quinta-feira, 21 de março de 2013
Simbologia dos Metais do Santuário,no Judaísmo
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Na construção do Santuário foram utilizados três metais: ouro, prata e cobre. É de conhecimento geral que o ouro é o mais precioso dos metais. Por que, então, o Mishcan não foi construído inteiramente de ouro, mas também de prata e até mesmo de cobre, que são metais menos nobres?
Os metais simbolizam três tipos de judeus. Como D’us quis que todo o povo participasse da construção do Mishcan, ele foi edificado com os três metais juntos: ouro, prata e cobre.
A prata alude aos tsadikim (justos) do povo judeu, que sempre anseiam por D’us e sua Torá, pois a palavra prata, em hebraico – kessef – tem a mesma raiz da palavra ansiar, desejar – lichssof.
O ouro, mais precioso que a prata, alude aos baalêi teshuvá (que retornaram), pois “nem os perfeitamente justos podem ficar em seu lugar”.
O cobre – nechôshet - refere-se aos judeus que erraram, cometendo pecados, indo nos passos da cobra – nachash – que provocou o primeiro pecado no Universo.
Todos os judeus participam da construção do Bet HaMicdash, não apenas os tsadikim. Por isso o Mishcan foi arquitetado com cobre, além da prata e do ouro, foi edificado pela comunidade – tsibur que é composta de justos – tsadikim -, pessoas medianas – beinonim – e perversos – reshaím. A letra inicial de cada uma dessas palavras: tsadikim, beinonim e reshaím formam juntas a palavra tsibur (comunidade).
O tsadik não deve falar: “Construirei sozinho o Santuário para D’us. Para que devo aproximar um perverso do cumprimento de Torá e mitsvot?”
O perverso, por sua vez, não deve dizer: “O que eu tenho a ver com as mitsvot da Torá? A Shechiná repousará também nas minhas ações?”
Todos juntos precisam construir o Santuário. Justamente através do cumprimento das mitsvot de todo o povo judeu – tsadikim e reshaím unidos – teremos o mérito de que se cumpra em nós: “e habitarei neles” – no interior de cada judeu.
Baseado em Likutê Sichot, Vol. VI, págs. 152-161.
(Maayan Chay, pág. 93)
Na construção do Santuário foram utilizados três metais: ouro, prata e cobre. É de conhecimento geral que o ouro é o mais precioso dos metais. Por que, então, o Mishcan não foi construído inteiramente de ouro, mas também de prata e até mesmo de cobre, que são metais menos nobres?
Os metais simbolizam três tipos de judeus. Como D’us quis que todo o povo participasse da construção do Mishcan, ele foi edificado com os três metais juntos: ouro, prata e cobre.
A prata alude aos tsadikim (justos) do povo judeu, que sempre anseiam por D’us e sua Torá, pois a palavra prata, em hebraico – kessef – tem a mesma raiz da palavra ansiar, desejar – lichssof.
O ouro, mais precioso que a prata, alude aos baalêi teshuvá (que retornaram), pois “nem os perfeitamente justos podem ficar em seu lugar”.
O cobre – nechôshet - refere-se aos judeus que erraram, cometendo pecados, indo nos passos da cobra – nachash – que provocou o primeiro pecado no Universo.
Todos os judeus participam da construção do Bet HaMicdash, não apenas os tsadikim. Por isso o Mishcan foi arquitetado com cobre, além da prata e do ouro, foi edificado pela comunidade – tsibur que é composta de justos – tsadikim -, pessoas medianas – beinonim – e perversos – reshaím. A letra inicial de cada uma dessas palavras: tsadikim, beinonim e reshaím formam juntas a palavra tsibur (comunidade).
O tsadik não deve falar: “Construirei sozinho o Santuário para D’us. Para que devo aproximar um perverso do cumprimento de Torá e mitsvot?”
O perverso, por sua vez, não deve dizer: “O que eu tenho a ver com as mitsvot da Torá? A Shechiná repousará também nas minhas ações?”
Todos juntos precisam construir o Santuário. Justamente através do cumprimento das mitsvot de todo o povo judeu – tsadikim e reshaím unidos – teremos o mérito de que se cumpra em nós: “e habitarei neles” – no interior de cada judeu.
Baseado em Likutê Sichot, Vol. VI, págs. 152-161.
(Maayan Chay, pág. 93)
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