quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O rosto do Ensino Religioso na Feira Interdisciplinar




O Ensino Religioso, parte integrante da formação básica do cidadão, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas do ensino fundamental pautando-se no estudo do Fenômeno Religioso e vedando quaisquer formas de proselitismo (Cf. art. 33 LDB/1996). Sua inserção no currículo escolar é vital, pois o mesmo enquanto área de conhecimento propõe dialogar, refletir, conhecer, compreender e conviver com a diversidade cultural religiosa presente nos diversos espaços que habitamos.

Por vez a escola enquanto espaço de encontros, vivências e reencontros, é ambiente no qual encontramos todas as diversidades possíveis, dai a necessidade do contato, da interação, da socialização, da acolhida, do ouvir, do respeito e da coexistência entre e com o outro/diferente. No que compete à diversidade religiosa, sabemos que será na escola que vislumbraremos um lindo mosaico, com muitas e muitas religiões presentes entre os estudantes, inclusive teremos os que não possuem uma tradição religiosa, por isso, o diálogo será a fonte de proximidade, convivência e respeito mútuo entre as pessoas.
<br>Fonte: Josiane Crusaro

Unindo/integrando/aproximando os estudantes para a construção de aprendizados, numa lógica em que os mesmos sejam os protagonistas, estaremos corroborando a importância de eles estarem ali, pois os mesmos precisam produzir, elaborar e reconstruir saberes e conhecimentos vitais para a formação humana e cidadã. E, pensando nessa perspectiva, no último dia 17 de julho a Escola de Educação Básica Professor Tertuliano Turíbio de Lemos realizou a Feira Interdisciplinar que reuniu múltiplas atividades de aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes e professores no decorrer do primeiro semestre do ano letivo.

Na oportunidade a comunidade foi convidada a prestigiar os diversos trabalhos produzidos nas diferentes áreas do conhecimento. Conforme a assistente técnica pedagógica Cleidete Azambuja “A Feira foi uma oportunidade de apresentar a comunidade os diversos trabalhos desenvolvidos em sala de aula e o sucesso deste momento é mérito dos alunos, professores e direção que estiveram envolvidos com o evento”.

Fonte: Josiane Crusaro
Fonaper Ensino Religioso

Espalhe AMOR!!!!


 E MESMO ÀQUELES QUE SÃO ATEUS VAMOS FAZER O BEM PARA GERAR O BEM!

Tudo Que Tenho Agradeço a Deus