segunda-feira, 6 de abril de 2015

Oshogatsu - Canção do Ano Novo - Mawaca - Ikebanas Musicais

Mawaca - Cantos da Floresta

Ciranda Indiana - Mawaca - DVD Rupestres Sonoros

O universo musical indígena apresentado às crianças

O universo musical indígena apresentado às crianças

O Brasil é um país multicultural desde suas raízes, em que se tocam e se misturam ares, cores, sabores e sons vindos daqui e dali: terras ameríndias, lusitanas, africanas. Mais tarde, outros povos europeus e orientais vieram agregar o caldo cultural que forma a nação brasileira. Conhecer essas raízes nos possibilita ampliar o olhar sobre as múltiplas facetas que compõem esse mosaico humano.

Iniciando pelos primórdios: os indígenas, primeiros habitantes das terras de Pindorama. Mesmo após o extermínio de centenas de povos nativos ao longo de nossa história, estima-se haver atualmente, no território brasileiro, 242 populações indígenas, falantes de mais de 150 idiomas diferentes. No entanto, prevalece ainda uma caricatura do “bom selvagem”, que desconsidera a grande variedade cultural desses povos.

Mitos, danças, artesania, cantos são fios que tecem o mundo ameríndio. E é do universo sonoro indígena que trata o livro interativo A floresta canta! Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil. A obra de Magda Pucci e Berenice de Almeida promove uma grande viagem pela riqueza musical de comunidades indígenas em diferentes regiões do país, como Krenak, Kaingang, Paiter-Suruí, Ikolen-Gavião, Mbyá Guarani, Xavante, Kambeba e Yudjá.

Com ilustrações de Joana Resek, a publicação nos convida a mergulhar nos sons, nas tradições e nos idiomas dos povos da floresta. A obra tem o formato de um diário de bordo sonoro, com fotos de instrumentos, mapas dos lugares visitados e comentários sobre os costumes de cada grupo.

A ideia desse livro musical surgiu do desejo de apresentar o universo indígena às crianças. “Achamos importante apresentar de forma simples a cultura musical indígena e colocá-la num patamar de igualdade com qualquer outra música que se possa ouvir por aí”, afirma Magda Pucci, diretora musical do grupoMawaca, conhecido pelas versões inovadores de canções do mundo todo.

As canções selecionadas mostram uma grande diferença dos sons que perpassam os centros urbanos. A pluralidade musical, narrada de forma divertida, busca despertar a imaginação. “Em geral, o mundo indígena é mostrado de forma pesada, com certo ranço, e quase sempre com muito preconceito. Por isso, achamos importante apresentar essa diversidade com descontração”, conta Magda.

Com prefácio do escritor Ailton Krenak, a obra aborda ainda a história dos indígenas brasileiros, trazendo um vasto material sobre a mitologia desses povos e sua relação com a natureza. Magda espera que o livro traga uma nova visão sobre as comunidades autóctones. “Queremos muito que as crianças que lerem nosso livro tenham vontade de conhecer o Brasil indígena, que respeitem esses povos que aqui vivem e que passem a admirá-los pela sua cultura, pela sua música, enfim, que não tenham preconceito ou uma imagem ruim, como muita gente tem”, conclui.

As músicas do livro podem ser ouvidas pelo celular, via QR Code, ou pelo site da editora Peirópolis, responsável pela publicação.

Sobre as autoras Magda Pucci é etnomusicóloga, cantora e compositora. É também diretora musical do Mawaca, grupo conhecido por suas versões inovadores de canções de todo o planeta. Formada em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é mestre em Antropologia pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Publicou os livros Outras terras, outros sons, em coautoria com Berenice de Almeida, e De todos os cantos do mundo, com Heloisa Prieto. 

Berenice de Almeida é educadora musical, pianista e bacharel em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É também professora de Música na Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia), na capital paulista, e integra o Núcleo de Criação do Projeto de Capacitação “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”. Publicou Música para crianças: possibilidades para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, em parceria com Magda Pucci. Colaborou também nas coleções O livro de brincadeiras musicais da Palavra Cantada e Brincadeirinhas musicais da Palavra Cantada, ao lado de Gabriel Levy. Atualmente, é mestranda em Processos de Criação Musical, na ECA-USP.

Joana Resek é paulistana e morou em Belo Horizonte, Barcelona e Paris. Formada emDesign Gráfico, tem mestrado em Arte, Design e Novas Tecnologias, pela Universidade Paris 8 Saint Denis, na França, e pela Escola Superior de Disseny, na Espanha. Depois de oito anos na Europa, atualmente mora em São Paulo e trabalha com ilustração e design gráfico, além de projetos de animação e vídeo. 

O Mawaca convida o público infantil a uma grande viagem pelo mundo, tecendo uma trama de sons e narrativas que se entrelaçam no espetáculo Pelo mundo com Mawaca. Assista.
http://plataformadoletramento.org.br/acervo-dica-letrada/811/o-universo-musical-indigena-apresentado-as-criancas.html

Hijab - Documentário sobre a comunidade muçulmana de Curitiba

A is for Allah, por Yusuf Islam (Cat Stevens) Legendado

رحمن رحمن - مشاري راشد العفاسي Mishari Rashid Al Afasy - Rahman

Musica Judaica- Não por força ou violência ( Zacarias 4:6)

Musica judaica - Moshiach - Banda CINA - 8 Congresso de Adoraçao Israelita

The Shira Chadasha Boys Choir - Música Judía

Malchei Hamelachim - Rey de Reyes - Canta: Natanel Davush - Subtítulos: ...

Islamismo

slamismo


INTRODUCÃO

          Porque existem religiões diferentes? Porque os homens não são todos iguais e,frente ao Mistério, os diferentes grupos humanos organizam sua experiência decontato e de maneiras próprias e diversas. Podemos, então, afirmar que em todasas religiões, há verdades religiosas que realmente ligam o homem a Deus,servindo como fundamento à aventura humana- o seu viver. Por isso, gostaria decompartilhar, com cada um de vocês, um pouco da cultura do povo muçulmano e desuas características próprias.

           LEITURA E COMPREENSÃO

OIslã é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII,baseada nos ensinamentos religiosos do Profeta Maomé (Muhammad) e numaescritura sagrada, o Alcorão  OsMuçulmanos acreditam que Maomé recebeu os ensinamentos de Alá, por intermédiodo anjo Gabriel. A palavra Alcorão que dizer leitura por excelência ourecitação. Não sabemos quanto tempo levou para ser escrito e não é somentedirecionado ao povo árabe, mas a toda humanidade. A religião também é conhecidapor Islamismo.Na visão muçulmana, o Islã surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão,sendo este o primeiro profeta dentre inúmeros outros, para diversos povos,sendo que o último foi Maomé

           Amensagem do Islamismo caracteriza-se pela sua simplicidade:
Cinco Pilares-1-o credo; 2- a oração- rezar cinco vezes ao dia, virado para Meca; 3- acaridade, fixada em 2,5% a taxa de contribuição sobre a riqueza, dada aoEstado; 4- fazer jejum anual no mês de Ramadã- não comer carne de porco, nãobeber álcool...; 5- peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida.
           EmMeca encontra-se a pedra preta- CAABA,que segundo a tradição, fora trazida por adão, quando da expulsão do paraíso eque passou de pai para filho. O muçulmano, em seus rituais dá sete voltas aoseu redor. Hoje, sabe-se  que é ummeteorito.
           OIslamismo é visto pelos seus aderentes como um modo de vida que incluiinstruções que se relacionam com todos os aspectos da atividade humana, sejaela política, sociais, financeiras, legais, militares, familiares ouinterpessoais. A distinção ocidental entre o espiritual e temporal é, emteoria, alheia ao Islamismo.
Crenças:O Islãensina seis crenças principais:
- A crença em Alá, único Deusexistente;
- A crença nos Anjos, seres criados porAlá;
- A crença no dia do julgamento final,no qual as ações de cada pessoa serão avaliadas;
- A crença na predestinação: Alá tudosabe e possui o poder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa;
- A crença nos Livros sagrados- OAlcorão é o derradeiro e mais completo livro sagrado, nele contém osensinamentos revelados por Alá ao Profeta Maomé.               
- A crença em vários profetas, os quaisMaomé é o último;
                  
Dentro dos preceitos sociais, oIslamismo, Islã, desaconselha o uso bebidas alcoólicas e jogo de azar. Poisnessas situações há pecado e benefícios. Os primeiros são maiores, por isso suaproibição, por ser obra de satanás.
           Emsua origem, o Islamismo fez um grande resgate ao papel social da mulher,passando a ser reconhecida como ser de direito à educação, escolaridade.Introduziu-se, como regra, a monogamia, mas a poligamia é tolerada, sendo quepara isso ocorrer as mulheres não podem ser maltratadas ou ter tratamentodiferenciado por parte do esposo. O divórcio não é aconselhado, mas não se écontra o mesmo.
           Asguerras devem ser práticas de conquistas e só se justificam, quando a religiãoou o país estiverem ameaçados. Pois o Islã não deve ser imposto, mas também nãopode se subjugado por outros povos.

ORAÇÃO ISLAMICA

           ÓDeus, não há outro Deus vivo, que permanece sempre, que não descansa e nemdorme. A Ele pertence tudo aquilo que há no céu e na terra. Quem, se a Suapermissão pode interceder? Ele sabe o que houve antes e o que haverá depois,ainda que nada conheçamos do Seu conhecer, mais do que Ele permite que saibamos.Seu trono se ergue sobre o céu e sobre a terra e sustenta ambos.  Ele é o Alto, Ele é o Grande...


TAREFAS:

           Alunos:Leiam o texto, pesquisar mais na internet e, depois disso, formar grupos para umaapresentação virtual. O trabalho está exposto e, de acordo com cada item,valerá o número da chamada do aluno de cada turma, para a formação dos grupos.Ex: O nº 1 da chamada fará FESTIVIDADES E COSTUMES, deverá formar seu grupo. Onº 2 da chamada fará o trabalho seguinte e formará seu grupo.  São sete atividades, portanto, não serãonecessários grupos muito grandes, nem tampouco duplas. Somente peço que sejaobservada a sequencia da chamada- caso não há mais aluno com o nº, a turmadeverá passar automaticamente para o seguinte; ATENÇÃO, os alunos de 1 a 7 nãopoderão participar do mesmo grupo de trabalho.
PS: Tirem dúvidas, estou à disposição.As apresentações deverão ser postadas no Blog de Ensino Religioso, assistidas eavaliadas no Laboratório de Informática, a partir do dia dois de dezembro. No turno inverso ou à noite oLaboratório poderá ser usado.

ATIVIDADES:
1-  Festividades e costumes;
2-  Cinco pilares;
3-  Livro e lugares Sagrado;
4-  O Islamismo no mundo contemporâneo eseu radicalismo;
5-  A mulher muçulmana: Vestes (o que éobrigatório e opcional e como são tratadas)
6-  A fé e as tradições;
7-  O casamento e o enterro no Islã.

IMAGENS

Alimentos para Vida-Numa área de dez quilômetros ao redor de nossos templos, ninguém deve passar fome”, repetiu Srila Prabhupada

Alimentos para Vida

“Numa área de dez quilômetros ao redor de nossos templos, ninguém deve passar fome”, repetiu Srila Prabhupada inúmeras vezes a seus discípulos. Esta preocupação com os mais pobres deu início a uma maciça distribuição gratuita de alimentos lacto-vegetarianos em todo o mundo, com o projeto Food for Life ou Alimentos para a Vida.
 Pelo menos 1,5 milhão de refeições distribuídas gratuitamente nos centros do Alimentos para a Vida, em todo o mundo. As refeições são preparadas por voluntários com grãos, vegetais, feijão, cereais, frutas, saladas, sucos. Um dos grandes exemplos da força deste trabalho voluntário no Nordeste do Brasil é o Campina Durma Sem Fome. Criado em 1997, distribuindo 130 litros de sopa de segunda a sexta-feira. A ação filantrópica e apolítica de doação de alimentos ocorre em diversos outros projetos da ISKCON no Brasil, como Goura Vrindavana e a ONG Paraíso dos Pândavas.
http://www3.iskcon.com.br/alimentos-para-vida/

Quem é Krishna? Por que Ele é azul? Onde Ele mora? O que Ele gosta de fazer?

Quem é Krishna? Por que Ele é azul? Onde Ele mora? O que Ele gosta de fazer?

-03 I (entrevista - Krishna) Quem É Krishna (705) (ta)1Respondem as Crianças

Para Hari Kirtana, de 4 anos, Krishna é azul simplesmente porque Ele nasceu azul, mas Revati, de 7, argumenta que Sua cor é azul “porque Ele é especial”. Neel Madhava, um ano mais novo do que Revati, adiciona uma informação importante: “Ele pode mudar de cor quando Ele quiser, tá?”. Conheça as respostas das crianças de Krishna às quatro perguntas que intitulam esta matéria divertida.

Abhay, 3 anos, Taubaté, SP
-03 I (entrevista - Krishna) Quem É Krishna (705) (ta)2
Abhay, já desde pequeno com o típico semblante sorridente dos devotos de Krishna.
Abhay, quem é Krishna? Krishna fica no coração. É o papai do céu.
Por que Ele é azul? Porque sim.
Onde Ele mora? No coração [responde apontando para a barriga]. No coração de todo mundo, menos no do Hulk porque o Hulk é mau.
O que Ele gosta de fazer? Roubar iogurte e comer. Comer com os amigos dEle.
* * *
Revati, 7 anos, Guarulhos, SP
-03 I (entrevista - Krishna) Quem É Krishna (705) (ta)3
Revati, que é apaixonada por gatinhos, com sua mãe, pela qual é ainda mais apaixonada.
Revati, quem é Krishna? Deus e meu amigo.
Por que Ele é azul? Porque Ele é especial.
Onde Ele mora? Em Vrindavana. Eu não sei muito bem. Em Goloka.
O que Ele gosta de fazer? Brincar de várias coisas – de brincar com as vaquinhas, de sair com os amigos. E gosta de roubar manteiga.
* * *
Kalindi, 5 anos, Pindamonhangaba, SP
-03 I (entrevista - Krishna) Quem É Krishna (705) (ta)4
Kalindi, de rosa, imita a maneira de Krishna tocar flauta, com sua amiga Hladini.
Kalindi, quem é Krishna? Ele é Deus. Vive lá no céu e cuida da gente.
Por que Ele é azul? Porque Ele gosta de ser amarelo e também verde, de Ramachandra, e amarelo, de Chaitanya. E azul é de Krishna. E Ele também gosta de mudar. Ele também pode ter um monte de braços.
Onde Ele mora? Ele mora em Vrindavana.
O que Ele gosta de fazer? Ele gosta de brincar com os amigos e roubar manteiga.
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Hari Kirtana, 4 anos, Parati, RJ
-03 I (entrevista - Krishna) Quem É Krishna (705) (ta)5
Hari Kirtana, um devotinho de Krishna sempre cheio de energia, manda um “joinha” para os leitores da Volta ao Supremo.
Hari Kirtana, quem é Krishna? É Deus.
Por que Ele é azul? Porque Ele nasceu azul.
Onde Ele mora? Na folestaVindavan.
O que Ele gosta de fazer? Ele gosta de roubar manteiga. Ele gosta de brincar com os amigos. Ele gosta de matar os demônios.
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Hladini, 4 anos, Paty do Alferes, RJ        
-03 I (entrevista - Krishna) Quem É Krishna (705) (ta)6
Hladini abraça com carinho Krishna, Balarama e Radharani.
Hladini, quem é Krishna? Deus. É o Deus que protege as pessoas.
Por que Krishna é azul? Porque Ele quis nascer assim.
Onde Krishna mora? Numa fazenda. Com a mamãe dEle. Com o papai dEle.
O que Ele gosta de fazer? Comer manteiga. Lutar com demônios. Brincar com os amigos de esconde-esconde, quer dizer, de procurar mel. Eles põem uma cadeira para pegar o mel.
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Neel Madhava, 6 anos, Belo Horizonte, MG
-03 I (entrevista - Krishna) Quem É Krishna (705) (ta)7
Com seu sorriso e seu olhar, Neel Madhava nos deixa conhecer o lindo coração que leva no peito.
Neel, quem é Krishna? Deus. Krishna, Ele é Deus porque é Ele que criou tudo, Ele que criou o planeta, Ele que criou os outros deuses, Ele que criou tudo.
Por que Krishna é azul? Essa resposta eu não sei… Porque Ele pode mudar de cor quando Ele quiser, ?
Onde Krishna mora? Belo Horizonte é que não é, ? É na Índia. Em Vrindavana. É tipo assim: todo mundo lá fala inglês. As gopis só fazem manteiga, o tempo todo. Não é tipo BH e nem tem prédio – é só umas cabaninhas de madeira. Tudo é de madeira. E também tem o castelo de Kamsa.
O que Ele gosta de fazer? Lá, Ele cuida da vaca. Quando Ele era bebezinho, Ele quebrou um pote de manteiga. Quando Ele era pequenininho também, Ele tentou pegar todos os potes de manteiga para Ele e os amigos dEle. Ele gosta de ir pra floresta, de pastorear as vacas, de várias coisas. Lá é bem legal, né?
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