terça-feira, 25 de novembro de 2014

LAVAÇÃO DA ESCADARIA DA IGREJA DO ROSÁRIO

 
 
 
No domingo 23 de novembro, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Largo da Ordem, antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, foi palco de um culto inter-religioso, precedido da lavação da escadaria. A cerimônia é uma homenag...em ao Dia da Consciência Negra e acontece desde o ano de 2009.
Durante a celebração, líderes de diferentes tradições religiosas que, inclusive, fazem parte da ASSINTEC, enalteceram a importância do respeito mútuo entre as tradições religiosas. Destacando a participação dos representantes: Hare Krishna, Islamismo, Rosa Cruz, Religião de Deus, Fé Bahá'í, Igreja Messiânica, Igreja Católica, Seicho-no-ie, Religiões de matriz africana, entre outras.
A lavação da escadaria foi feita com flores, ao som de batuques e de cantos de origem africana.
Alguns professores de Ensino Religioso estiveram presentes, considerando necessário o registro do evento como um importante instrumento para elucidar as suas aulas.
O prefeito Gustavo Fruet participou da festividade, realizando um discurso em prol do respeito e da boa convivência entre as pessoas e foi homenageado com a comenda “Guardiões dos Orixás”, pelo líder Dorival Simões, presidente do CEBRAS.

Fonte (adaptação): Elizabeth Cristina Carassai (Gerência de currículo do Ensino Religioso - SME Curitiba) e ASSINTEC

Fotos:
Carolina Nizer
Daniel Rebello
Elizabeth Cristina Carassai
Ver mais