quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Samsara - 2001 - Filme Completo - Legendado

Trajetórias e cotidiano de Muçulmanos no Brasil


Trajetórias e cotidiano de Muçulmanos no BrasilTrajetórias e cotidiano de Muçulmanos no Brasil


Palestrantes

Salem Nasser

Salem Nasser

Presidente do Instituto de Cultura Árabe desde 2012. Doutor em Direito Internacional pela USP. Professor da Escola de Direito de São Paulo da FGV. (Foto: Acervo pessoal)

Samira Osman

Samira Osman

Professora de História da Ásia da UNIFESP, pesquisadora da História do Oriente Médio, Islamismo e Imigração Árabe. Autora do livro: Imigração Árabe no Brasil: história oral de libaneses muçulmanos e cristãos (SP: Xamã, 2011). (Foto: Acervo pessoal)

Sarah Ghuraba

Sarah Ghuraba

Professora de teatro na rede estadual de ensino. Graduanda em Língua Portuguesa pela Faculdade Sumaré. Ministra ensinos islâmicos para mulheres na mussala do Embu da Artes, dona do blog Ummah Brasil(Foto: Acervo pessoal)

Érica Renata

Érica Renata

Formada em Letras, contadora de histórias. Atuou como docente universitária convidada nos cursos de Pedagogia e Letras (UNIESP), palestrante do Simpósio Nacional sobre Multiculturalismo, Preconceito e Racismo no Brasil (UNIESP) e I Simpósio Sudeste da ABHR sobre diversidades e (in) tolerância religiosas (USP). (Foto: Acervo pessoal)

Renatho Costa

Renatho Costa

Bacharel em Relações Internacionais, Mestre e Doutor em História Social (FFLCH-USP). Professor de Relações Internacionais da UniPampa e Coordenador do Grupo de Análise Estratégica - Oriente Médio e África Muçulmana. (Foto: Acervo pessoal)

Programa

18/08 – Introdução ao mundo muçulmano
Uma introdução à história do Islã, especialmente aquela de seu surgimento, de seu pertencimento à tradição monoteísta, de sua expansão, de suas divisões e do desenvolvimento de suas escolas de pensamento. Uma introdução igualmente à contemporaneidade do mundo muçulmano e à sua relevância para a compreensão do quadro político mundial.

Com Salem Nasser.

20/08 – Mulheres muçulmanas
Neste encontro a profa. Samira analisa a percepção apresentada nos diversos suportes midiáticos brasileiros sobre a questão da mulher muçulmana, do ponto de vista das oscilações de uma imagem de submissão e do papel de vítimas universais na violação dos direitos humanos. Propõe-se analisar o modo como estas mulheres são vistas e representadas, muitas vezes acompanhadas de um sentimento da “compaixão ocidental” por elas. Sarah Ghuraba e Érica Renata relatam suas experiências enquanto brasileiras muçulmanas.

Com Samira Osman.
Com Sarah Ghuraba.

Com Érica Renata.

21/08 – Muçulmanos no Brasil

A migração de árabes ao Brasil está vinculada a eventos específicos ocorridos no Oriente Médio. Mais precisamente, aos conflitos que envolveram a criação dos Estados árabes. Os ciclos migratórios de árabes estão vinculados aos desdobramentos e intensidade dos conflitos. Após a criação do Estado de Israel e ampliação do tensionamento local, muito árabes se deslocaram para os países circunvizinhos e outros fugiram para a América. As guerras civis como a libanesa que durou quinze anos também foi um forte impulsionador do processo migratório. A grande maioria da população árabe é formada por muçulmanos, no Brasil houve a fixação em regiões, como São Paulo, Foz do Iguaçu e Rio Grande do Sul. Atualmente há mais libaneses no Brasil do que no próprio Líbano.

Com Renatho Costa.

22/08 – Visita à Mesquita Brasil


Primeira mesquita do Brasil, inaugurada em 1952 está instalada no bairro do Cambuci. Durante a visita as mulheres devem usar o “rijab” (véu) fornecido na própria mesquita para os visitantes. As roupas não podem ser justas, nem transparentes, tanto para as mulheres quanto para os homens e devem cobrir braços e pernas.

Com Sarah Ghuraba.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. 


(Imagem ilustrativa: Chris Beckett)
http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/trajetorias-e-cotidiano-de-muculmanos-no-brasil