terça-feira, 27 de outubro de 2015

Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade (10 fotos) Leia mais em: Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade (10 fotos)

Em todas culturas e sociedades há indivíduos que, por diferentes razões, se destacam com uma verdadeira autoridade para aconselhar, guiar ou inspirar o desenvolvimento espiritual de sua respectiva sociedade. Sob diferentes figuras, sábios, gurus, feiticeiros, alquimistas, curandeiros, astrólogos, etc., a autoridade destas pessoas, geralmente associada a uma espécie de linhagem ou à simples confiança, adquirem um significativo papel na vida de outras pessoas.

Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade
Fundada em Londres há mais de 120 anos, Watkins é uma das livrarias mais antigas e influentes em temas relacionados ao misticismo, espiritualidade e esoterismo. Anualmente, através de sua revista Mind, Body, Spirit, o estabelecimento publica sua lista das cem personalidades mais influentes no desenvolvimento do espírito. Segundo explica a publicação, para realizar esta listagem levam em conta três critérios:
  1. Que tenham começado o ano atual com vida.
  2. Que tenham realizado uma contribuição única e espiritual, a escala global, durante o ano anterior.
  3. Que estejam particularmente presentes no imaginário e na mente das pessoas (determinado através de quantas buscas são realizadas no Google com seu nome, ou quantas vezes visitam seus perfis na Wikipédia).
Sobra dizer, mas de qualquer forma vou enfatizar, que toda listagem implica uma boa dose de subjetividade, e que a essência de todos os "tops" ou listas pelo estilo, não podem ser considerados como definitivos, ainda mais quando o assunto é tão plural e povoado por mentes que realmente acreditam em coisas sem nenhum sentido, conforme o misticismo e esoterismo. A seguir a lista das "10 pessoas vivas mais espiritualmente influentes de 2014".

10. Paulo Coelho (Rio de Janeiro, 1947)

Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade
Calma, não é nenhuma piada. Segundo a publicação, o "escritor" de auto-ajuda esotérica se converteu em uma referência espiritual, um conselheiro, para pessoas ao redor do mundo. Com mais de 150 milhões de livros vendidos, e tendo sua obra traduzida a 71 idiomas, a influência de Paulo Coelho, para além do que pessoalmente provoque às pessoas com o mínimo de ceticismo, é inegável entre o senso comum mediano do esoterismo.

9. Desmond Tutu (Klerksdorp, África do Sul, 1931)

Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade
O primeiro Arcebispo Anglicano da Cidade do Cabo, de raça negra, Tutu distinguiu-se por uma consistente luta contra o racismo, a pobreza, homofobia, Aids e outras batalhas. Em 1984 ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

8. Wayne W. Dyer (Detroit, 1940)

Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade
Pouco conhecido no Brasil, é um escritor e conferencista, que recebeu o apelido de "pai da motivação". Dyer, que passou sua infância em hospícios e orfanatos, se converteu em um estandarte da auto-ajuda.

7. Oprah Winfrey (Missisipi, 1954)

Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade
A carismática filantropa e apresentadora de televisão aparece na lista como conselheira emocional de milhões de seguidores que vêem nela uma autoridade moral (ela tem pouca ou nenhuma penetração fora dos EUA). Ademais, Oprah tem uma mania um pouco insistente de promover o trabalho de diversos pensadores místicos, entre eles Eckhart Tolle.

6. Deepak Chopra (Nova Delhi, 1946)

Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade
Guru da medicina alternativa e um dos encarregados de introduzir a tradição ayurvédica no mainstream pop. Chopra publicou mais de cinquenta livros, escreve periodicamente em diversos jornais, entre eles o San Francisco Chronicle e o Washington Post, e é venerado por diferentes celebridades que adotaram um estilo de vida mais saudável.

5. Rhonda Byrne

Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade
Esta escritora australiana foi catapultada à fama depois de produzir o filme "The Secret", um clássico da auto-ajuda New Age, que mistura princípios básicos de antigas tradições místicas, por exemplo a Lei de Atração, e os alinha em uma doutrina de otimismo contemporâneo ao redor dos pensamentos positivos. Depois do lançamento do filme, Byrne escreveu um livro sobre o mesmo tema, que até agora vendeu mais de 19 milhões de cópias.

4. Thich Nhat Hanh (Thua Thien, Vietnã, 1926)

Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade
Mestre Zen, pacifista ativo, escritor e conferencista, seu trabalho durante o conflito entre Vietnã do Sul e do Norte valeu-lhe a indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 1967 -proposta pelo próprio Martin Luther King-. Fundou monastérios budistas em sua terra natal, bem como nos Estados Unidos e na França.

3. Papa Francisco (Buenos Aires, 1936)

Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade
Jorge Mario Bergoglio teve uma rápida ascensão pela hierarquia eclesiástica. Em 1998 foi nomeado arcebispo e três anos depois, cardeal. A um ano de seu mandato como Papa Francisco, este argentino encabeça um movimento da igreja católica, talvez estratégico, que enfatiza em flexibilizar as tradicionais posturas em frente a temas como a homossexualidade ou o aborto. Fico feliz que os tantos seguidores católicos tenham agora um cara simpático e boa gente à sua frente, diferente do outro aposentado que encobriu centenas de casos de abuso infantil perpetrados por padres pedófilos. Francisco não só prega a tolerância, exerce-a como poucos.

2. Eckhart Tolle (Lunen, Alemanha, 1948)

Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade
Considerado pelo New York Times como o autor de textos espirituais mais lidos dos Estados Unidos, este alemão se consagrou como uma das máximas autoridades no campo da transformação interior e do despertar da consciência. Apenas sua obra mais famosa, "O Poder do Agora", vendeu mais de cinco milhões de cópias. Tolle estabeleceu alianças com outras personalidades, por exemplo Oprah e Jim Carrey, para difundir seus ensinos.

1. Dalai Lama (Taktser, Tíbet, 1935)

Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade
O décimo quarto Dalai Lama, cargo que ostenta desde 1950, se converteu em um dos mais populares líderes espirituais, e em uma influente figura pública mundial. Tenzin Gyatso, seu nome de nascimento, propõe a compaixão como princípio existencial, e desde sempre foi um ativo promotor da independência de seu país ante o controle da China. De acordo com Watkins, o Dalai Lama realizou uma incrível contribuição à espiritualidade mundial. Além de sua habilidade política, Gyatso caracteriza-se por uma admirável abertura, favorecendo os princípios éticos, acima dos postulados institucionais, no desenvolvimento de sua vida pública. Esse sim merece um 10 com louvor!

Quanto ao resto da listagem, a versão completa pode ser consultada no seguinte endereço: "Watkins’ Spiritual 100 List for 2014".


Leia mais em: Estes são os 10 maiores líderes espirituais da atualidade (10 fotos) - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=30672#ixzz3pnmqLVIm

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=30672