sábado, 6 de setembro de 2014

Porque entoar MANTRAS?

Esse não é exatamente o ditado popular que você ouve desde a infância, mas a essa pequena adaptação trouxe um novo sentido, porém não menos verdadeiro, para a famosa frase. Afinal, os mantras – vibrações energéticas produzidas por sons sagrados – são capazes de aquietar a mente e apaziguar o coração, o que garante um profundo bem-estar emocional. Entoadas repetidas vezes, essas sílabas de origem hindu ainda eleva a consciência, funcionando como um meio ...de comunicação com o plano espiritual.
❀ Mantras e religião
Algumas religiões e filosofias derivadas do hinduísmo – como o budismo tibetano, o coreano e o japonês – também utilizam mantras como forma de meditação e de contato com o plano superior. Se considerarmos que há um grupo de sons sagrados que funcionam como uma oração, podemos dizer que até o catolicismo faz uso dos mantras – afinal, rezar o terço significa entoar o Pai-Nosso e a Ave Maria repetidas vezes, hábito que tranquiliza o coração e também a mente. No Brasil, os mantras hindus são adotados sobretudo pelos praticantes de ioga, já que fazem parte dessa técnica milenar. No entanto, qualquer pessoa pode “soltar a voz” e experimentar os benefícios, pois recitar as sílabas sagradas não deixa de ser uma prática meditativa.
❀ O despertar dos chackras
Quando funcionam a pleno vapor, os sete centros energéticos que existem em nosso corpo ajudam a garantir saúde física, mental, emocional e espiritual. Um jeito eficiente de ativá-los é entoar os chamados Bija mantras. “Cada chacra possui um som correspondente”. Antes de soltar a voz, sente-se com a coluna reta sobre uma base confortável, feche os olhos e visualize o ponto de energia que vai estimular. Você pode fazer o ritual completo, ou seja, recitar o mantra específico de todos os chacras numa ordem sequencial (de baixo para cima) por alguns minutos, ou estimular apenas um ou dois deles. se preferir, repita o som mentalmente, combinado?
• Chacra da raiz (Muladhara)
Localizado na base da coluna, comanda os instintos de sobrevivência, a autoconfiança e a relação com o mundo prático.
Mantra correspondente: LAM
• Chacra umbilical (Swadhisthana)
Fica no baixo-ventre e está associado à expressão das emoções.
Mantra correspondente: VAM
• Chacra do plexo solar (Manipura)
Está um pouco acima do umbigo e representa o autoconhecimento.
Mantra correspondente: RAM
• Chacra cardíaco (Anahata)
Situado na altura do coração, evoca a intuição e o amor ao próximo.
Mantra correspondente: YAM
• Chacra laríngeo (Vishuddhi)
Fica na garganta, está ligado ao intelecto.
Mantra correspondente: HAM
• Chacra frontal (Ajna)
Localizado entre as sobrancelhas, representa tanto as aptidões pessoais quanto as intelectuais.
Mantra correspondente: KSHAM
• Chacra da coroa (Sahasrara)
Está no alto da cabeça, relacionado aos reinos psíquico e espiritual.
Mantra correspondente: OM
Fonte: abril.com
Ver mais Reiki - Energia Vital Universal