Nossa diretora Marceli incentivando os alunos da escola Prefeito Linneu Ferreira do Amaral, na sensibilização das dinâmicas"Dicas de como lidar com Pessoas com Deficiência" passando ótima acolhida para nosso amigo Matheus.
Francisco(Chico,Chiquinho ou simplesmente pode ser Cisco), com o administrador do blog ,Matheus Kreling
Levando a caixa de fantoches com a janela janela da Brinquelibras no primeiro ano professora Vânia. Com surpresa cada boneco vai surgindo para serem celebrados com o rito do batismo dos seus nomes, nas turmas do pré,primeiros e segundos anos.
Puderam tocar,nomear,ver , experimentá-los em suas mãos.
Dinâmica dos olhos vendados, aprendendo a ter dicas com pessoas deficientes visuais.Abordar com alteridade e como conduzi-los pelo braço ou ombro.
Formas inadequadas e sem ética como sentar na cadeira,direcionar o olhar ,dentre outras atitudes com turmas do segundo ano da professoras Simone e Denise.
Percebendo a falta de acessibilidade na escola como um pequeno degrau na porta podendo dificultar a entrada.
Simulando o trânsito nos quartos anos.Um cadeirante,um passante para auxilia-lo, faixa de pedestre e o sinaleiro.
Discutindo na sala da professora Luciane, as faltas de guias rebaixadas,sinalização,vagas para cadeirantes,público,calçadas acessíveis
Olha ai até a diretora entrou na dançaaa!!!
VALEU MARCELI!IIIII,SERÁ QUE PEGAMOS PESADO?
Se tenho alguém cadeirante e que não fala como posso ajudá-lo?Qual será a comunicação?Libras,gestos.Perceba suas necessidades básicas,tenha imagens que possa te indicar o que necessita,o que pensa.
No quinto ano da professora Marcia como conduzir a cadeira de rodas? Será que os espaços são acessíveis?As medidas da porta, por exemplo, percebendo que faltam 3 cm para medida padrão,banheiros adaptados,rampas,móveis,materias pedagógicos...
No quinto ano como conviver com pessoas com deficiência para que tornem-se integrados nos grupos sociais educação,lazer,trabalho,saúde,igrejas e demais segmentos sociais, sem sentirem-se exclusos.Por isso, quando conversar com um deficiente nunca o deixe fora da roda de conversa,acolha-o ,faça-o pertencer as mesmas atividades e delegue funções para que sinta útil.
Em duplas ou grupos simulando situações onde haja uma pessoa com deficiência ,essa pessoa não fala.Perceba como se comunica seja pelos gestos,olhar,expressão,choro,riso...
Lê ,escreve ,desenha,conhece Braile ou não, ou fala só com a linguagem do coração, tente ser cooperativo,faça-o participar , ser autônomo.Como na Declaração dos Direitos Humanos, o respeito deve ser para TODOS não importa a cor,raça,credo ou religião todos pertencemos há uma raça só:RAÇA HUMANA!!
Turma com aluna de Inclusão da professora Cristiane Lopuch. Percebendo os bonecos e suas diferenças Maria Clara amputada usa bengalas,Francisco deficiente visual utiliza-se de óculos e bengala ,mas poderia ter um cão guia.E Matheus cadeirante por ter uma deficiência neuro-motora, um carinha legal,bem humorado que adora tecnologia, pois precisa dela para se comunicar.
Meninos do quarto ano da professora Emanueli no pré da professora Cristiane ensinando alguns sinas de Libras
OI EM LIBRAS!!!
Adoraram essa dinâmica!!!
Agradecemos a escola Linneu por somar conosco via Fórum das Pessoas com Deficiência da Grande Curitiba e Plural Religioso ,um Futuro que já Está Aqui ,cheio de resultados que somados ,SOMOS MAIS FORTES, por uma sociedade mais ACESSÍVEL e tornarmos TODOS mais INCLUSOS!!
MATHEUS E CLARA