quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Por quê Flor de Lótus?


A flor de lótus tem uma significado muito especial (até sagrado algumas vezes) para muitos povos do oriente. Ela representa a elevação, a pureza e a superação.

Para quem não conhece o processo de germinação da flor de lótus, ela nasce no fundo de rios e lagos, de dentro do lodo,(escuridão). E ao crescer, buscando sempre a luz, floresce somente quando atinge o ar, superando a água, mostrando toda sua beleza e força.

A flor de lótus nos mostra que mesmo do fundo, do lodo, da lama, pode nascer algo com uma força e beleza esplendorosa, superando todas as dificuldades e alcançando a luz!
 — com Psicóloga Jurecê Curupaná.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=517725101635815&set=a.367202923354701.86066.367198030021857&type=1&theater

Indígenas montam site e contam sua versão da história em materiais didáticos

Portal Índio Educa tem 200 artigos escritos por indígenas para ajudar professores e estudantes

reprodução
reprodução
A ONG Thydewá tem diversos projetos com o objetivo de empoderar os povos indígenas
Ainda nos primeiros anos da escola, quando as crianças têm seus contatos iniciais com a história brasileira, uma das perguntas propostas por muitos professores é “Quem descobriu o Brasil?”. A esta indagação, é comum que se espere que a criançada em coro responda “Pedro Álvares Cabral”.
Ao atribuir ao navegador português a descoberta do país, esta versão dos acontecimentos desconsidera as estimadas 5 milhões de pessoas que aqui viviam antes da chegada dos europeus. Para tentar minimizar este e muitos outros desrespeitos à cultura indígena, a ONG Thydêwá resolveu criar uma plataforma online para que os índios desenvolvam materiais didáticos que contem sua história e atualidade.
No site Índio Educa, é possível encontrar artigos a respeito de diferentes etnias e tribos brasileiras, todos escritos por indígenas. Os assuntos são diversos, e vão de aspectos históricos ao cotidiano. ”A época do índio sem voz está terminando. Este projeto tem o objetivo de empoderar o indígena para dialogar. Trabalhamos em cima dos preconceitos que existem, como pessoas que acham que eles ainda vivem nus”, conta o presidente da Thydêwá, Sebastian Gerlic.
A ideia surgiu em 2008, quando a Lei 11.645 tornou a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” obrigatória no currículo oficial da rede de ensino. Desde então, a ONG começou a reunir jovens indígenas interessados em produzir material de apoio a professores e alunos, e o Índio Educa foi lançado em 2011.
“Percebemos uma carência de material didático para dar subsídio a essas disciplinas. Então, chamamos indígenas que estão em universidades para formar um grupo de trabalho. Hoje o site tem 200 matérias provenientes de 10 etnias diferentes”, explica Gerlic.
O conteúdo do site é todo em formato de Recurso Educacional Aberto, com licença Creative Commons. Isso significa que o material pode ser utilizado e modificado por outras pessoas, como professores que queiram montar um conteúdo didático próprio.

Oficina Da Terra -31 de Agosto--Reserve este dia!!!

Para ler o artigo: O desafio de Avaliar, entre no nosso site:www.otranscendente.com.br

A Coordenadora Psicopedagógica do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, Arnilde Marta Uler, partilha conosco os seus conhecimentos sobre a Avaliação dos alunos nas escolas.

Para ler o artigo: O desafio de Avaliar, entre no nosso site:www.otranscendente.com.br