domingo, 13 de março de 2016

Hana Matsuri 2016

http://www.tadaimacuritiba.com.br/hana-matsuri-2016/


Hana Matsuri 2016
Acólitos e monges logo após o cortejo do Hana Matsuri 2015
É chegado aquele momento do ano em que anunciamos o primeiro festival japonês do sul do mundo! O Hana Matsuri 2016 acontecerá dias 09 e 10 de abril, das 11h às 19h, no Parque São José dos Pinhais (assim como no ano passado). O evento é conhecido como Festival das Flores, pois celebra o nascimento de Buda (Xaquiamuni), comemorado todos os anos no dia 08 de abril.

Confirme sua presença no evento

praça de alimentação com pratos típicos e a feira de artesanatos e produtos orientais já são marca registrada em todos os festivais. No entanto, vale sempre ressaltar que o Hana Matsuri é um evento mais compacto, quando comparado com o Imin Matsuri e o Haru Matsuri dos últimos anos. Por isso, meu conselho é que você chegue cedo ao festival caso queira aproveita-lo ao máximo.
As principais atrações do evento são o cortejo dos acólitos, que ocorrerá no sábado por volta das 14h e o banho de chá doce no pequeno Buda. Os participantes do ritual do Kambutsu-e (灌仏会) podem fazer seus pedidos enquanto banham a imagem de Buda no Hanamido.
Hana Matsuri 2016
Hanamido com a imagem do pequeno Buda cercado por flores, assim como em seu nascimento

Sobre a origem do Hana Matsuri

De acordo com a sua biografia, no momento de seu nascimento, uma música celestial ecoou pelos quarto cantos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem aventurança. As flores desabrocharam mostrando todo o seu colorido e do céu caiu uma suave chuva de nectar.
Existem várias denominações para o Buda : Xaquiamuni, Oshakasama, Shakuson que significam “ pessoa venerável da família Shaka”.
O nascimento do Buda ocorreu há aproximadamente 2630 anos, no nordeste da India e quando criança era chamado de Sidharta Gautama. Sidharta era filho de rei Sudhodana e da rainha Maya.
O seu nascimento é precedido por um fenômeno muito interessante. Certa noite a rainha Maya teve um sonho estranho. Um elefante branco surgira e entrara em seu corpo através de sua axila direita. Muitos interpretaram o sonho como um bom presságio, pois entendiam que em breve a rainha conceberia um filho. Assim, os budistas do mundo inteiro fazem questão de incluir nas comemorações do nascimento do Buda a imagem de um elefante branco, pois ele é o mensageiro do seu nascimento.