terça-feira, 7 de julho de 2015

Arandu Arakuaa vai lançar novo álbum com músicas no idioma dos povos xerente, xavante e tupi


A banda ARANDU ARAKUAA lançou o vídeo clip da música Hêwaka Waktû (Nuvem Negra no idioma do povo Xerente) faixa inédita do seu segundo álbum “Wdê Nnãkrda”, que significa tronco de árvore. O álbum vai ser lançado de forma independente em agosto de 2015.

O guitarrista Zândhio visitou amigos na Aldeia Salto Kripre, Terra Indígena Akw? Xerente em Tocantins.Uma parte do vídeo clip foi gravada na Aldeia Bananal, no Santuário dos Pajés em Brasilia, durante um ritual In Memoriam do Pajé Santxiê Tapuya.

"Na verdade foi algo muito pessoal. Nasci e morei próximo a Terra Indígena Xerente até meus 25 anos, eles foram e são uma grande referência na minha formação. Então sempre tive em mente mostrar um pouco da sua cultura e achei que escrever algumas músicas em Xerente seria uma forma bacana de fazer isso. Contei com a ajuda de alguns amigos, em especial o amigo Waikairo Xerente", comentou Zândhio.

A banda mistura os gêneros Heavy Metal, música Indígena e regional Brasileira. NáJila Cristina (Vocais/Maracá), Zândhio Aquino (Guitarra/Viola Caipira/Vocais/Teclado/Maracá), Saulo Lucena (Contrabaixo/Vocais de Apoio/Maracá), Adriano Ferreira (Bateria/Percussão).

“Wde Nnakrda” foi produzido, mixado e masterizado no Broadband Studio em Brasília por Caio Duarte (Dynahead). E possui músicas em três línguas indígenas, a intenção da banda é mostrar a diversidade étnica brasileira para que o público conheça os povos indígenas e suas culturas.

"Essa sempre foi a intenção, temos interesse em compor em qualquer língua indígena brasileira e esperamos conseguir parcerias com amigos indígenas. O conceito da banda se resume em chamar atenção das pessoas para as culturas indígenas.", disse Zândhio.

Redação Yandê