segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O Sagrado, as Espiritualidades e o Imaginário na Educação

Como os símbolos devem entrar nas escolas? O que é mesmo sagrado em nossas vidas?



Colóquio aberto na UNICAP

Com Jean-Jacques Wunenburger e Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo

O Colóquio O Sagrado, as Espiritualidades e o Imaginário na Educação acolhe dois grandes especialistas internacionais sobre os estudos dos sistemas simbólicos, envolvendo estudiosos das áreas de história, antropologia e ciências da religião, para um aprofundamento transdisciplinar dos conceitos de sagrado e de espiritualidades, tendo em vista os desafios político-pedagógicos do ensino religioso e da educação humanista.

Wunenburger

Jean-Jacques Wunenburger é um Filósofo francês, especialista em estudos sobre a imagem e o sagrado. Formou-se em Filosofia (1969) pela Universidade de Dijon, onde foi discípulo de Gilbert Durand. Fez seu doutorado (1973) sobre a experiência da festa. Além de lecionar na Universidade Jean Moulin Lyon 3, é diretor do Centro Gaston Bachelard de Pesquisa sobre o Imaginário e a Racionalidade da Universidade de Bourgogne.
Araújo
Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo tem doutorado em Educação pela Universidade do Minho, é Professor e Investigador do Instituto de Educação e Psicologia da mesma Universidade portuguesa. Desde os anos noventa frequenta os autores do Círculo de Eranos e, particularmente, aqueles ligados à obra de Gilbert Durand, tais como Jean-Jacques Wunenburger, Jean-Pierre Sironneau, Philippe Walter e Andrés Ortiz-Osés. É autor de muitos trabalhos dedicados ao imaginário educacional.

Promoção:

Grupo de Pesquisa Videlicet Religiões - PPGCR UFPB

Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife - PPGCR UNICAP

Núcleo de Pesquisas do Imaginário - PPGA UFPE

Instituto Humanitas UNICAP

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