quarta-feira, 19 de novembro de 2014

lançamento do Livro de Ensino Religioso: Diversidade Cultural e Religiosa. Agradecimentos de Carolina Nizer

Foto de Carolina Nizer.




Depois de uma longa trajetória, ontem dia 17/11/2014 chegou o momento tão esperado que foi o lançamento do Livro de Ensino Religioso: Diversidade Cultural e Religiosa.
Um dia mais que especial pois consolida uma trajetória de trabalho que venho realizando na disciplina de Ensino Religioso em parceria com a equipe da Assintec.
Meu sentimento é de total alegria pois tive a oportunidade de ser autora e estar na organização dessa obra.
Foram dias e dias de trabalho, de leitura ...dos textos, escolha das imagens, do nome do livro e da capa. Confesso que em cada página consigo visualizar uma contribuição minha, ou seja, me sinto pertencente e orgulhosa desse material.
Conseguimos em cada capítulo tratar de um conteúdo específico e contemplar as quatro matrizes religiosas: afro brasileira, indígena, ocidental e oriental. Um ponto que quero destacar é que o material não é confessional, ou seja, não se presta a doutrinação, mas sim, aborda as tradições religiosas do ponto de vista do conhecimento, tratando todas as tradições religiosas com paridade, pois o nosso objetivo é fomentar o respeito a diversidade cultural e religiosa e superar as tradicionais aulas de religião doutrinárias que não possuem mais lugar na escola pública.
Mas tudo isso foi possível porque o material foi realizado por muitas mãos, acredito que o trabalho em equipe traz grandes frutos.
Finalizo com agradecimentos, aos autores que são professores da rede estadual que aceitaram o desafio de participar da construção desse livro e confiaram no meu trabalho. Também a todos que contribuíram ou me ajudaram de alguma forma para que fosse possível a realização desse sonho e as pessoas que ontem participaram do evento.

Ver mais