segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Significado de Flor de Lótus

O que significa a Flor de Lótus:

Flor de Lótus
No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.
No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.
É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e, por isso, são flores sagradas para os povos do oriente. Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.
Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costumam surgir sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.
Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.
A flor de lótus representa um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó.
É uma flor muito usada em tatuagens com diferentes significados associados a cada cor da flor. No Japão esta flor é muitas vezes tatuada em conjunto com o peixe koi, significando individualidade e força.
Na Yoga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.

Significado das Cores da Flor de Lótus

  • Lótus Azul: remete para o triunfo do espírito em relação aos sentidos, significa sabedoria e conhecimento. Esta flor nunca revela o seu interior, porque está quase sempre totalmente fechada.
  • Lótus Branca: está relacionada com a perfeição do espírito e da mente,  estado de pureza total e natureza imaculada. Normalmente é representada com 8 pétalas.
  • Lótus Vermelha: revela a candura e natureza original do coração. Esta flor corresponde às qualidades do coração, como o amor, paixão e compaixão. É também conhecida como a flor do Buda da Compaixão, Avalokitesvara.
  • Lótus Rosa: apesar de muitas vezes ser confundida com a flor de lótus branca, a lótus rosa é a mais importante e especial de todas as lótus, estando relacionada com personagens divinas, como é o caso do Grande Buda.
A flor de Lótus fechada ou em botão é um simbolismo das infinitas possibilidades do Homem, enquanto que a flor de lótus aberta representa a criação do Universo.

Flor de Lótus na Mitologia Grega

Na mitologia grega, os Lotófagos são um povo que vivia numa ilha perto do Norte de África e que como o nome indica, comiam plantas e flores de lótus. Estas plantas têm o efeito de um narcótico que causa um sono pacífico e também amnésia a quem as ingerir.
Na Odisseia de Homero, existe um episódio em que três homens são enviados para a ilha de forma a investigá-la. No entanto, por comerem as flores de lótus como os restantes habitantes, esquecem que têm que voltar para o barco. Mais tarde, Ulisses consegue resgatar os homens e teve mesmo que os amarrar ao navio para que eles não voltassem para a ilha. Através desta história, Homero demonstra toda a sua criatividade e conhecimento a respeito do ser humano, porque a amnésia causada pela flor de lótus é uma coisa que muitas pessoas desejam: a possibilidade de começar de novo, de renascer e apagar o passado.
http://www.significados.com.br/flor-de-lotus/

AbrEla - Confecção de ikebana - Ensinando o significado do arranjo - par...


Rio Grande do Sul - X Simpósio de Ensino Religioso e I Simpósio de Religião e Educação

Sábado, 13 de setembro de 2014
Ampliar imagem Durante o II Congresso Internacional da Faculdade EST ocorreu o X Simpósio de Ensino Religioso e I Simpósio de Religião e Educação sob a coordenação dos Professores Dr. Remí Klein, Profa. Dra. Laude Erandi Brandenburg (EST) e Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira (PUC- PR).
 O X Simpósio do Ensino Religioso e o I Simpósio de Religião e Educação  da Faculdades EST objetivam integrar a área de Religião e Educação a partir dos focos do Grupo de Pesquisa Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa, o tema geral do Congresso  Mídia, Religião e Cultura e as implicações  desses focos e dessas temáticas  para a prática do Ensino Religioso. A temática mais geral, abordada em uma mesa redonda , enfocará  o Currículo, a Identidade Religiosa e a Práxis Educativa relacionando Religião e Educação. Teremos também um espaço pedagógico que tratará das implicações  e desafios para o Ensino Religioso a partir dos conceitos em questão. As comunicações poderão tratar de temas de uma ampla abrangência, mas relacionadas às temáticas em pauta.
Ocorreram duas Conferências:
O lugar do Ensino Religioso na perspectiva do ordenamento jurídico brasileiro” - Convidado:Prof. Dr. Haroldo Reimer / Moderação: Profª Dra. Laude Erandi Brandenburg
“Conexões do Ensino Religioso com as redes sociais”  - Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira / Moderação: Profª Dra. Laude Erandi Brandenburg
Além de 28 comunicações.
Ampliar imagem Ampliar imagem