sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Olha ai uma sugestão do blog Ensino Religioso - um desafio para o Ensino Fundamental para iniciar o tema MORTE!!


    
Olha ai uma sugestão do blog Ensino Religioso - um desafio para o Ensino Fundamental para iniciar o tema MORTE!!
 
Agora que o bardo da morte desponta diante de mim,
Eu vou parar de prender as coisas, de desejar e me apegar,
Vou entrar sem distrações na clara percepção dos ensinamentos,
E ejetar a minha consciência para a dimensão da percepção não nascida.
Quando eu deixar este corpo composto de carne e sangue,
Saberei ser ele apenas uma ilusão passageira.
 
                                                             PADMA SAMBHAVA - O livro tibetano dos mortos
 
    O Livro Tibetano dos Mortos afirma, não apenas que existe vida após a morte, mas que é possível morrer de forma consciente e de um modo que seja proveitoso para o despertar espiritual. O livro é geralmente lido em voz alta a uma pessoa que está bem próxima da morte e continua a ser recitado mesmo após a passagem do indivíduo. Isso é uma indicação de que os tibetanos acreditavam que, mesmo após a morte, a pessoa permanecia de alguma forma mantendo contato com o local onde morreu (ao menos por algum tempo) e assimilava aquilo que era proclamado com a leitura do livro. Dessa forma, uma pessoa que passa pela transição entre a vida e a morte com conhecimento de causa e sabendo com profundidade o que acontece "do outro lado da vida" pode aproveitar essas informações e saber como se conduzir nos diferentes estados e planos de consciência do pós-morte. Nesse sentido, o Livro Egípcio dos Mortos possui a mesma intenção: ajudar o moribundo no passamento do limiar da morte e ser um guia para esse momento de suma importância na vida da alma.

       O Livro Tibetano dos Mortos foi trazido ao ocidente pelo Dr. graduado em Oxford T. W. Evans-Wentz, que escreveu um livro no início do século XX (1927) traduzindo e explicando o Livro Tibetano dos Mortos. C. G. Jung escreveu um prefácio de uma das edições do livro analisando seu conteúdo do ponto de vista psicológico. Jung declarou ter sido um leitor assíduo do livro e que devia a ele muitas ideias fundamentais. Jung escreveu que "todo leitor sério forçosamente irá perguntar-se se estes antigos e sábios lamas, afinal de contas, não poderiam ter vislumbrado a quarta dimensão, arrancando assim o véu dos maiores mistérios da vida." Jung ressalta ainda que por se tratar de um livro aberto hoje em dia, isso não significa que todos consigam compreende-lo em sua essência. Assim, se tornou aberto para o público, mas continua "fechado" ao entendimento de muitos.
                                                                                 Fonte : http://hugolapa.wordpress.com/2009/10...
Introduzindo um tema difícil - A MORTE
Sequência didática - A morte no Egito Antigo

Falar sobre a morte nunca e fácil, com crianças então, bem complicado. Para introduzir este tema, resolvemos utilizar algo que as crianças do quarto ano A-D-O-R-A-M, as lendárias MÚMIAS. Cercadas de mistérios e mitos, as múmias são uma excelente ferramenta para introduzir o tema.

Começamos com a leitura do  livro: Guia de aventuras Antigo Egito:














Depois assistimos a dois vídeos, um é uma reportagem da "Revista RPC" sobre a Tothmea, múmia egípcia que está em exposição em um museu de Curitiba. O outro vídeo é uma animação, "Múmias Vivas". Estes dois vídeos serviram como disparador para uma rica roda de conversa sobre as múmias reais e as que conhecemos na televisão e nos livros de ficção.



 Então, trouxe uma miniatura de sarcófago para que eles pudessem ver e tocar um objeto egípcio (mesmo que fosse uma réplica)

Por fim, fizemos uma experiência. Mumificamos uma maçã:

Ingredientes:

200  gramas de sal
200 gramas de bicarbonato de sódio
1 maçã
1 pote de margarina (vazios e com furos no fundo)

Modo de fazer:

corte a maçã em 4 partes, coloque no pote e cubra com os pós misturados. Deixe tampada em local seco. Em, aproximadamente uma semana o sal e o bicarbonato terão absorvido toda a água da maçã e ela parecerá com uma múmia.