segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Filme : O Menino Jesus dublado Pt


Fraternidade no mundo plural



Sumário - Edição 76

Data de publicação: 24/09/2014
Editorial

Fraternidade no mundo plural

Eu vim para servir, disse Jesus de Nazaré (cf. Mc 10,45). O lema de vida do Mestre inspira a Campanha da Fraternidade de 2015. Com o tema Fraternidade: Igreja e Sociedade, a campanha encerra o cinquentenário do Concílio Vaticano II, evento que lançou a Igreja Católica no diálogo com o mundo contemporâneo.

Valores como fraternidade e serviço despertam a pergunta: O que a sociedade laica plural espera do cristianismo? A declaração Testemunho cristão num mundo de pluralismo religioso, assinada em 2011 pelo Conselho Mundial de Igrejas, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso e a Aliança Evangélica Mundial, traz princípios orientadores para o testemunho cristão na sociedade. O serviço à justiça e a defesa dos direitos de todos; A rejeição da violência, física, psicológica e social, do abuso de poder, da discriminação e da repressão; O respeito à liberdade religiosa inerente à dignidade da pessoa; O repúdio ao uso da religião para fins políticos; e a Denúncia das perseguições por motivos religiosos.

Os cristãos são chamados a trabalhar com todas as pessoas, no respeito e na solidariedade, promovendo a justiça, a paz e o bem comum. A cooperação inter-religiosa é uma dimensão essencial desse compromisso, finaliza a declaração.

É direito e missão do Ensino Religioso criar na escola o ambiente cultural e humano plural, favorável para o testemunho de cada um conforme sua crença, em uma convivência ecumênica e inter-religiosa fraterna e mutuamente serviçal.



DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
Entendimento entre as religiões, o papel dos líderes religiosos 

O diálogo fraterno das Tradições Sagradas pode reacender a esperança de paz no mundo e superar a ideia de que o ser humano é incorrigível em sua violência


Iradj Roberto Eghrari


SOCIOLOGIA DAS RELIGIÕES
Cidadãos do mundo: amor, diálogo e religião 

O amor, entendido pelas religiões como máxima expressão de humanidade, é chave para uma cidadania universal construída pelas relações de diálogo com o outro e de respeito ao diferente.

José Ivo Follmann


ECLESIOLOGIA
Muitas confissões, uma só Igreja 

A história do cristianismo assistiu ao florescimento de diversas Igrejas, em contextos e circunstâncias os mais variados. As diferenças e as características de cada uma delas fortalecem a unidade e o testemunho cristão no mundo.

Marcelo Barros


EDUCAÇÃO POPULAR
Cristianismo, educação popular e cidadania 

Em sintonia com a educação libertadora e com os valores da fé, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são espaços de fraternidade, cidadania e construção de uma sociedade de vida para todos.


João Ferreira Santiago

ECUMENISMO
Igrejas, unidade e compromisso social 

As Igrejas são instituições dialógicas e, como tais, têm função crítica frente à sociedade. Questionar as ideologias globalizantes, as agressões ambientais e todo o mecanismo de injustiça é o compromisso do Conic com a sociedade brasileira.

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic)

http://www.paulinas.org.br/dialogo/?system=news&id=7732&action=read

Chamada Pink Hour


Os 10 Mandamentos e Moisés filme em Desenho Animado-completo