segunda-feira, 6 de abril de 2015

Islamismo

slamismo


INTRODUCÃO

          Porque existem religiões diferentes? Porque os homens não são todos iguais e,frente ao Mistério, os diferentes grupos humanos organizam sua experiência decontato e de maneiras próprias e diversas. Podemos, então, afirmar que em todasas religiões, há verdades religiosas que realmente ligam o homem a Deus,servindo como fundamento à aventura humana- o seu viver. Por isso, gostaria decompartilhar, com cada um de vocês, um pouco da cultura do povo muçulmano e desuas características próprias.

           LEITURA E COMPREENSÃO

OIslã é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII,baseada nos ensinamentos religiosos do Profeta Maomé (Muhammad) e numaescritura sagrada, o Alcorão  OsMuçulmanos acreditam que Maomé recebeu os ensinamentos de Alá, por intermédiodo anjo Gabriel. A palavra Alcorão que dizer leitura por excelência ourecitação. Não sabemos quanto tempo levou para ser escrito e não é somentedirecionado ao povo árabe, mas a toda humanidade. A religião também é conhecidapor Islamismo.Na visão muçulmana, o Islã surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão,sendo este o primeiro profeta dentre inúmeros outros, para diversos povos,sendo que o último foi Maomé

           Amensagem do Islamismo caracteriza-se pela sua simplicidade:
Cinco Pilares-1-o credo; 2- a oração- rezar cinco vezes ao dia, virado para Meca; 3- acaridade, fixada em 2,5% a taxa de contribuição sobre a riqueza, dada aoEstado; 4- fazer jejum anual no mês de Ramadã- não comer carne de porco, nãobeber álcool...; 5- peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida.
           EmMeca encontra-se a pedra preta- CAABA,que segundo a tradição, fora trazida por adão, quando da expulsão do paraíso eque passou de pai para filho. O muçulmano, em seus rituais dá sete voltas aoseu redor. Hoje, sabe-se  que é ummeteorito.
           OIslamismo é visto pelos seus aderentes como um modo de vida que incluiinstruções que se relacionam com todos os aspectos da atividade humana, sejaela política, sociais, financeiras, legais, militares, familiares ouinterpessoais. A distinção ocidental entre o espiritual e temporal é, emteoria, alheia ao Islamismo.
Crenças:O Islãensina seis crenças principais:
- A crença em Alá, único Deusexistente;
- A crença nos Anjos, seres criados porAlá;
- A crença no dia do julgamento final,no qual as ações de cada pessoa serão avaliadas;
- A crença na predestinação: Alá tudosabe e possui o poder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa;
- A crença nos Livros sagrados- OAlcorão é o derradeiro e mais completo livro sagrado, nele contém osensinamentos revelados por Alá ao Profeta Maomé.               
- A crença em vários profetas, os quaisMaomé é o último;
                  
Dentro dos preceitos sociais, oIslamismo, Islã, desaconselha o uso bebidas alcoólicas e jogo de azar. Poisnessas situações há pecado e benefícios. Os primeiros são maiores, por isso suaproibição, por ser obra de satanás.
           Emsua origem, o Islamismo fez um grande resgate ao papel social da mulher,passando a ser reconhecida como ser de direito à educação, escolaridade.Introduziu-se, como regra, a monogamia, mas a poligamia é tolerada, sendo quepara isso ocorrer as mulheres não podem ser maltratadas ou ter tratamentodiferenciado por parte do esposo. O divórcio não é aconselhado, mas não se écontra o mesmo.
           Asguerras devem ser práticas de conquistas e só se justificam, quando a religiãoou o país estiverem ameaçados. Pois o Islã não deve ser imposto, mas também nãopode se subjugado por outros povos.

ORAÇÃO ISLAMICA

           ÓDeus, não há outro Deus vivo, que permanece sempre, que não descansa e nemdorme. A Ele pertence tudo aquilo que há no céu e na terra. Quem, se a Suapermissão pode interceder? Ele sabe o que houve antes e o que haverá depois,ainda que nada conheçamos do Seu conhecer, mais do que Ele permite que saibamos.Seu trono se ergue sobre o céu e sobre a terra e sustenta ambos.  Ele é o Alto, Ele é o Grande...


TAREFAS:

           Alunos:Leiam o texto, pesquisar mais na internet e, depois disso, formar grupos para umaapresentação virtual. O trabalho está exposto e, de acordo com cada item,valerá o número da chamada do aluno de cada turma, para a formação dos grupos.Ex: O nº 1 da chamada fará FESTIVIDADES E COSTUMES, deverá formar seu grupo. Onº 2 da chamada fará o trabalho seguinte e formará seu grupo.  São sete atividades, portanto, não serãonecessários grupos muito grandes, nem tampouco duplas. Somente peço que sejaobservada a sequencia da chamada- caso não há mais aluno com o nº, a turmadeverá passar automaticamente para o seguinte; ATENÇÃO, os alunos de 1 a 7 nãopoderão participar do mesmo grupo de trabalho.
PS: Tirem dúvidas, estou à disposição.As apresentações deverão ser postadas no Blog de Ensino Religioso, assistidas eavaliadas no Laboratório de Informática, a partir do dia dois de dezembro. No turno inverso ou à noite oLaboratório poderá ser usado.

ATIVIDADES:
1-  Festividades e costumes;
2-  Cinco pilares;
3-  Livro e lugares Sagrado;
4-  O Islamismo no mundo contemporâneo eseu radicalismo;
5-  A mulher muçulmana: Vestes (o que éobrigatório e opcional e como são tratadas)
6-  A fé e as tradições;
7-  O casamento e o enterro no Islã.

IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário