segunda-feira, 6 de abril de 2015

O universo musical indígena apresentado às crianças

O universo musical indígena apresentado às crianças

O Brasil é um país multicultural desde suas raízes, em que se tocam e se misturam ares, cores, sabores e sons vindos daqui e dali: terras ameríndias, lusitanas, africanas. Mais tarde, outros povos europeus e orientais vieram agregar o caldo cultural que forma a nação brasileira. Conhecer essas raízes nos possibilita ampliar o olhar sobre as múltiplas facetas que compõem esse mosaico humano.

Iniciando pelos primórdios: os indígenas, primeiros habitantes das terras de Pindorama. Mesmo após o extermínio de centenas de povos nativos ao longo de nossa história, estima-se haver atualmente, no território brasileiro, 242 populações indígenas, falantes de mais de 150 idiomas diferentes. No entanto, prevalece ainda uma caricatura do “bom selvagem”, que desconsidera a grande variedade cultural desses povos.

Mitos, danças, artesania, cantos são fios que tecem o mundo ameríndio. E é do universo sonoro indígena que trata o livro interativo A floresta canta! Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil. A obra de Magda Pucci e Berenice de Almeida promove uma grande viagem pela riqueza musical de comunidades indígenas em diferentes regiões do país, como Krenak, Kaingang, Paiter-Suruí, Ikolen-Gavião, Mbyá Guarani, Xavante, Kambeba e Yudjá.

Com ilustrações de Joana Resek, a publicação nos convida a mergulhar nos sons, nas tradições e nos idiomas dos povos da floresta. A obra tem o formato de um diário de bordo sonoro, com fotos de instrumentos, mapas dos lugares visitados e comentários sobre os costumes de cada grupo.

A ideia desse livro musical surgiu do desejo de apresentar o universo indígena às crianças. “Achamos importante apresentar de forma simples a cultura musical indígena e colocá-la num patamar de igualdade com qualquer outra música que se possa ouvir por aí”, afirma Magda Pucci, diretora musical do grupoMawaca, conhecido pelas versões inovadores de canções do mundo todo.

As canções selecionadas mostram uma grande diferença dos sons que perpassam os centros urbanos. A pluralidade musical, narrada de forma divertida, busca despertar a imaginação. “Em geral, o mundo indígena é mostrado de forma pesada, com certo ranço, e quase sempre com muito preconceito. Por isso, achamos importante apresentar essa diversidade com descontração”, conta Magda.

Com prefácio do escritor Ailton Krenak, a obra aborda ainda a história dos indígenas brasileiros, trazendo um vasto material sobre a mitologia desses povos e sua relação com a natureza. Magda espera que o livro traga uma nova visão sobre as comunidades autóctones. “Queremos muito que as crianças que lerem nosso livro tenham vontade de conhecer o Brasil indígena, que respeitem esses povos que aqui vivem e que passem a admirá-los pela sua cultura, pela sua música, enfim, que não tenham preconceito ou uma imagem ruim, como muita gente tem”, conclui.

As músicas do livro podem ser ouvidas pelo celular, via QR Code, ou pelo site da editora Peirópolis, responsável pela publicação.

Sobre as autoras Magda Pucci é etnomusicóloga, cantora e compositora. É também diretora musical do Mawaca, grupo conhecido por suas versões inovadores de canções de todo o planeta. Formada em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é mestre em Antropologia pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Publicou os livros Outras terras, outros sons, em coautoria com Berenice de Almeida, e De todos os cantos do mundo, com Heloisa Prieto. 

Berenice de Almeida é educadora musical, pianista e bacharel em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É também professora de Música na Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia), na capital paulista, e integra o Núcleo de Criação do Projeto de Capacitação “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”. Publicou Música para crianças: possibilidades para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, em parceria com Magda Pucci. Colaborou também nas coleções O livro de brincadeiras musicais da Palavra Cantada e Brincadeirinhas musicais da Palavra Cantada, ao lado de Gabriel Levy. Atualmente, é mestranda em Processos de Criação Musical, na ECA-USP.

Joana Resek é paulistana e morou em Belo Horizonte, Barcelona e Paris. Formada emDesign Gráfico, tem mestrado em Arte, Design e Novas Tecnologias, pela Universidade Paris 8 Saint Denis, na França, e pela Escola Superior de Disseny, na Espanha. Depois de oito anos na Europa, atualmente mora em São Paulo e trabalha com ilustração e design gráfico, além de projetos de animação e vídeo. 

O Mawaca convida o público infantil a uma grande viagem pelo mundo, tecendo uma trama de sons e narrativas que se entrelaçam no espetáculo Pelo mundo com Mawaca. Assista.
http://plataformadoletramento.org.br/acervo-dica-letrada/811/o-universo-musical-indigena-apresentado-as-criancas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário