terça-feira, 21 de julho de 2015

MATRIZ OCIDENTAL

MATRIZ OCIDENTAL
https://www.facebook.com/OTranscendente/posts/887161157978347
Igreja Metodista: experiência comunitária em favor do Reino de Deus
Pr. Gean Luiz Peroni Brandão
Instituto Teológico João Ramos Jr
A Igreja Metodista é um ramo da Igreja Cristã, ou seja, da Igreja Universal de Jesus Cristo. Teve o seu início no seio da Igreja Anglicana (Igreja da Inglaterra), como um movimento de renovação espiritual liderado por um homem chamado John Wesley, pastor anglicano que possuía métodos de disciplina pessoal e cultivo espiritual que chamavam a atenção dos demais alunos da Universidade de Oxford, Inglaterra. Daí vem o nome Metodista (Metódicos).
Com o passar do tempo, o movimento iniciado por Wesley cresceu, estruturou-se e organizou-se e passou a ser o que é hoje a Igreja Metodista, com ramificações em mais de sessenta países ao redor do mundo e contando com mais de quatorze milhões de membros.
No Brasil, a Igreja Metodista começa a sua obra em 1867, com a chegada dos primeiros missionários norte-americanos, oriundos da região sul dos Estados Unidos da América. Estes se instalam no litoral fluminense, mais precisamente no Rio de Janeiro. A partir de 2 de setembro de 1930, a Igreja Metodista do Brasil proclama a sua autonomia, ou seja, passa a administrar os seus interesses sem a interferência da Igreja Norte-Americana e passa a fazer parte, juntamente com as outras igrejas autônomas, do Conselho Mundial do Metodismo. Atualmente, a Igreja Metodista no Brasil está subdividida administrativamente em oito regiões eclesiásticas.
Cada Região Eclesiástica possui um bispo designado pelo Colégio Episcopal, que coordena os trabalhos das igrejas e distritos de sua Região. Este bispo é eleito pelo Concílio Geral da Igreja Metodista, que se reúne dentro do período regular de quatro anos. O Colégio Episcopal (Colegiado formado pelos bispos representantes das oito regiões) é o órgão de coordenação, conexidade, liderança e representatividade da Igreja Metodista no Brasil.
Vida em comunidade
Para a Igreja Metodista, a comunidade representa um Corpo, um Organismo vivo, uma Comunidade de Cristo (Ef. 1.22-23; I Co 12.27). Sua vivência deve ser expressa como uma comunidade de fé, adoração, crescimento, testemunho, amor apoio e serviço (At 2.42-47; Rm 12.9-21). Nesta comunidade, os metodistas são despertados, alimentados, crescem, compartilham, vivem juntos, expressam sua vivência de fé junto das pessoas e das comunidades (I Co 12.16-26; II Co 9.12-14; Ef. 4.11-16), lutando contra os interesses egoístas e pecaminosos (tudo que nos afasta de Deus, do próximo e de nós mesmo) que impedem a vida individual e comunitária de acontecer. Destarte, auxiliando-os no seu crescimento pessoal, social e espiritual para que possam cumprir seu propósito nesta Terra, anunciar o Reino de Deus, ajudando na construção do novo ser humano.
A vida comunitária acontece nos momentos de celebração (cultos), reuniões nas casas (células), escola dominical (momentos que nos reunimos para estudo da palavra – Bíblia Sagrada) e outros. Mas o centro dessa vida comunitária está em torno da mesa da Santa Ceia (mesa do Senhor Jesus Cristo) rememorando a partilha do pão/corpo e vinho/sangue de Cristo que foi entregue como libação por nossos pecados (Is 53.12) na qual somos todos iguais, irmãos e irmãs filhos de um Deus amoroso. Momento este que somos renovados e fortalecidos para seguirmos na nossa missão, anunciar o Reino de Deus.
A Igreja Metodista, como Comunidade de Cristo, respeita a individualidade de cada pessoa, pois compreende que o Espirito Santo é quem as transforma e molda o caráter de Cristo nas mesmas. Sendo assim, respeitamos o ritmo e o tempo de cada indivíduo.
Os metodistas entendem que a missão de Deus no mundo é estabelecer o Seu reino (“...justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” Rm 14.17), sendo assim, a tarefa da comunidade metodista é evangelizar (através de trabalhos sociais, testemunho pessoal, meios de comunicação e da educação – hoje contamos com a Rede Metodista de Educação com universidades, faculdades e escolas) e contribuir com a implantação de Seu reino. Partindo desta compreensão, o desafio é ajudar as pessoas e comunidades a superar seus conflitos e pecados, possibilitando as a se encontrarem como irmãos e irmãs tendo Deus como Pai.
Em relação às demais religiões (entende-se as que não são de confissão cristã) que estão presentes na sociedade, a Igreja Metodista busca estabelecer um diálogo inter-religioso.
Pr. Gean Luiz Peroni Brandão
Pastor Coadjutor da Ig. Metodista Central de Belo Horizonte - MG
Diretor do Instituto Teológico João Ramos Junior
da 4Re da Ig. Metodista do Brasil
Sites de pesquisa
Para mais informações oficiais sobre o jeito de ser metodista e organização, acesse:
Site oficial http://www.metodista.org.br/oficial
Canal na Internet - https://www.youtube.com/user/metodistabrasil
Instituições Metodistas - http://www.cogeime.org.br/
Plano Vida e Missão - http://1re.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=788
Obs: Todas as informações deste artigo foram extraídas dos documentos contidos nestes sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário