sábado, 21 de dezembro de 2013

PAPAI NOEL E COMERCIALIZACAO DO NATAL


https://www.facebook.com/pages/Cristianismo-Ortodoxo/176557232399836
A Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo foi esvaziada do Natal e substituída pelo comércio e consumo.
...
Muito do que deveria ter um proeminente significado cristão, é essencialmente destituido deste, como é mesmo o caso da propria nomenclatura : NATIVIDADE.

Assim, não são mesmo todas as pessoas no Ocidente que sabem que o Natal se refere ao Nascimento de Cristo.

O Natal é então associado com a época das férias, das viagens com a família, com a oportunidade de visitar ou ser visitado por parentes e amigos...

Mesmo então que o nome "Natal" em si possa indiscutivelmente apontar para Cristo, muitas vezes em razão mesmo desta exacerbada comercialização propriamente ocidental, a secularização do Natal elimina qualquer componente cristão.

E foi exatamente o mesmo o que ocorreu com a figura de São Nicolau.

Ao passar dos séculos, este é um daqueles santos que é amado, não só por adultos, mas também, especialmente pelas crianças. Assim, a tradiçtradição desenvolvida ao longo dos séculos é que São Nicolau dá às crianças presentes no dia de Ano Novo.

Pois bem. Aos poucos, esse componente cristão, este entendimento de que São Nicolau era um bispo cristão e um asceta, desapareceu, e o que restou foi a figura deste Papai Noel, que não é diferente do Ded Moroz dos povos eslavos.

Ainda assim, parece-me que deve haver sempre algum elemento de contos de fadas na infância. Se as crianças crescem apenas com informações sobre aspectos naturais, sobre a Igreja e o mundo, então elas serão privadas de um componente essencial de uma educação verdadeiramente humana.

Os contos de fadas são uma parte essencial da infância.

Assim, o elemento de fantasia deve ser sempre preservado, e claro, com o avançar da idade as pessoas vão entender perfeitamente bem quais são os personagens reais e quais aqueles que são de fantasia.

Por fim, gostaria de lembrá-los das palavras de São Paulo a partir da Epístola aos Hebreus: "E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras" (10:24).

Desejo-lhes tudo de melhor. Que o Senhor guarde a todos!

- Sua Eminencia Reverendissima Hilarion (Alfeyev), Metropolita de Volokolamsk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário