quarta-feira, 10 de abril de 2013

MOHAMMAD (MAOMÉ)



Mohammad (Maomé) nasceu em Meca (em árabe Makkah), Arábia Saudita, no ano de 570 d.C. Seu Pai, Abdalá (Abd Allah) faleceu em uma batalha antes de seu nascimento, e sua mãe, Amina morreu quando ele tinha cerca de 6 anos (alguns historiadores acreditam que ela teria morrido semanas após o nascimento de Maomé). Com isso seu tio Abu Talib pertencente à tribo de Coraix, tomou sua guarda.
Mohammad (Maomé) tornou-se condutor de caravanas que atravessavam o deserto, era considerado um valioso auxiliar de seu tio.


Meca
Meca - Makkah - (foto época atual)
 
Naquela época, os árabes praticavam uma forma de adoração a Deus centralizada no vale de Meca, no local sagrado da Caaba, uma construção simples em forma de cubo, onde se reverenciava um meteorito negro. Na tradição Islâmica, a "Caaba foi originalmente construída por Adão segundo protótipo celestial e depois do dilúvio reconstruída por Abraão e Ismael". Acabou tornando-se santuário de ídolos, um para cada dia do ano lunar.


Meca
Caaba (Kaaba) - Meca (foto época atual)

Com o passar dos anos, e à medida que ia crescendo, Mohammad (Maomé) passou a ser conhecido pela sua sinceridade, generosidade e probidade, de tal maneira que era procurado pela sua capacidade de arbitrar disputas. Ele apresentava uma personalidade calma e meditativa. Sua natureza era profundamente religiosa. Detestava a decadência de sua sociedade.

Aos 25 anos casou-se com a prima Khadija, e tiveram quatro filho, mas três morreram ainda crianças, vítimas do calor do deserto. Sobreviveu a última, que se chamava Fátima.

Mohammad (Maomé), passou a questionar também as práticas religiosas de seus dias. Forte era o seu descontentamento com a religião árabe, o politeísmo, o animismo idólatras, a imoralidade nas assembléias e quermesses religiosas, a bebedeira, a jogatina e as danças que estavam na moda. Mohammad condenava também o sepultamento em vida de bebês do sexo feminino indesejados, praticados não apenas em Meca mas em toda a Arábia Saudita.

No âmbito político incomodava-se com as incessantes rixas por causa de confessos interesses de religião, honra e poder entre os chefes coraixitas (tribo de Maomé)

E sobre tudo isso ele começou a meditar e a refletir em busca de soluções. Às vezes meditar na caverna de Gar Hirá, perto do topo da montanha da Luz, próximo a Meca.

Aos 40 anos de idade, quando estava em um retiro meditativo, Mohammad (Maomé) recebeu sua primeira revelação por intermédio do Anjo Gabriel.

Diz a tradição Mulçumana:
"Durante sua meditação, Mohammad recebeu ordem de um Anjo, mas tarde identificado como Gabriel, para que recitasse em nome de Deus. Mohammad não obedeceu, de modo que o Anjo agarrou-o e comprimiu-o tanto que Mohammad (Maomé) não pode suportar. Então e o Anjo repetiu a ordem e novamente Mohammad (Maomé) não respondeu, de modo que o Anjo sufocou-o novamente. Isto ocorreu três vezes, depois o que Mohammad (Maomé) começou a recitar, veio a ser considerado como a primeira duma série de revelações que constituem o Alcorão."

Segundo uma outra tradição, "a inspiração divina foi revelada a Mohammad em forma de soar de uma campainha."

Supostamente as primeiras revelações que Mohammad recebeu foram os primeiros cinco versículos da surata , intitulada AL'ALAC, "O Coágulo (de sangue)"


Al'Alac diz:

"Em nome de Deus, Clemente, Misericordioso.
Lê em nome de teu Senhor que tudo criou;
Criou o Homem de um coágulo.
Lê que Teu Senhor é generoso,
que ensinou o uso do cálamo,
ensinou ao homem o que este não sabia."



Mohammad (Maomé) teria respondido; "Eu não sei ler". Assim ele teve que memorizar as revelações, de modo que pudessem repeti-las e recitá-las.

Os árabes eram peritos no uso da memória, e Mohammad (Maomé) também possuía uma surpreendente memória.

Essas revelações seguiram-se por 23 anos aproximadamente, de 610 d.C até sua morte 632 d.C.. E o conjunto destas revelações é conhecida como Alcorão.


Mohammad (Maomé) recitava as revelações a quem quer que estivesse por perto. E estes por sua vez, memorizavam as revelações e assim mantinham-na viva. Nesta época os árabes não sabiam fazer papel, então Mohammad fez com que escribas anotassem as revelações em primitivos materiais disponíveis na região, como, folhas de palmeiras, madeira, pergaminho, omoplatas de camelo. Somente após a morte do profeta que o Alcorão assumiu a sua forma atual, sob a direção dos sucessores e companheiros do Profeta.

Nenhuma palavra das suas 114 suratas foi mudada no decorrer dos séculos. E todo o povo mulçumano tem com principal fonte de fé a leituras destas suratas.

O Alcorão trata de assuntos relacionados com o ser humano; lei, sabedoria, doutrinas, rituais... Mas o tema principal é o relacionamento de Deus com todo o povo humano. O Alcorão também orienta para a criação de uma sociedade mais justa, conduta humana descente e um sistema econômico com fundamentos sociais.

Mulçumano lendo o Alcorão
Mulçumano lendo o Alcorão
Logo que Mohammad (Maomé) começou a recitar as palavras que ouvira do Anjo Gabriel e a pregar a Verdade que Deus lhe havia revelado, ele e seu pequeno grupo de seguidores sofrerão perseguições tão violentas que em 622 d.C. Deus lhe ordenou que emigrasse para Medina, 400 quilômetros ao Norte. Este evento, a Hégira (migração), marca o início do calendário mulçumano.

Depois de alguns anos, Mohammad e seus companheiros voltaram a Meca, perdoando seus inimigos e estabelecendo o Islã (Islam)

Após a morte do Profeta Mohammad em 632 d.C, com 63 anos de idade, a comunidade islâmica começou a se dividir em duas correntes principais.

* Os Sunitas ou sunni (aqueles que seguem os costumes ,"Sunna" de Mohammad) Escolheram para suceder o Profeta Abu Bakr.

* Os Xiitas. Achavam que o sucessor de Mohammad deveria ser seu parente mais próximo, seu primo e genro, Ali.

Poucas coisas separam os dois grupos na crença.

Logo toda a Arábia Saudita já era mulçumana e um século depois o Islã se espalhou até a Espanha e no oriente até a China. Hoje i Islamismo é a maior religião do planeta com mais de 1 bilhão e trezentos milhões de fiéis.

islamismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário