domingo, 7 de agosto de 2016

TERÇO CANTADO - FESTA DE SÃO SEBASTIÃO - B. DO SERRANO



O terço cantado, na Capela de São Sebastião, no Bairro do Serrano, em São Bento do Sapucaí SP, é uma tradição que acontece há mais de 60 anos. Originalmente, esta capela teria sido erigida em homenagem à Santa Cruz mas com o aparecimento de uma imagem quebrada de São Sebastião, ainda durante acd construção, o dono do local preferiu homenagear o santo e iniciou a tradição da Festa de São Sebastião, a cada mês de janeiro, na qual acontece o terço cantado.

Nos primórdios desta festa era servido somente doce caseiro, de diversas qualidades e, segundo fui informado, o pessoal comia de prato, como se come uma refeição. Nesta festa em janeiro de 2015, havia quirera, caldo de mandioquinha, caldo de feijão, pão com carne, café, broa de fubá, doces e refrigerante. Tudo preparado e doado pelo festeiro, que a cada ano é escolhido logo depois da reza.

Neste ano, a imagem do santo flexado dividiu o altar com a imagem de Nossa Senhora das Graças, por causa da prolongada seca, que vem castigando os agricultores da região... 

São poucas as pessoas que ainda sabem puxar um terço cantado. Antigamente havia 4 pessoas que ficavam à frente, dois puxando e dois que recortando. Hoje a audiência ajuda a responder, até com o auxílio de "colas" escritas à mão. 

Nesta festa de 2015 compareceram aproximadamente 200 pessoas, entre adultos e crianças, o que mostra que a tradição de rezar o terço ainda está muito viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário