quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Revolução indígena, cura e resistência por meio da música















Photo Cred. Bailey Rebecca Roberts
O rapper Lakota, Frank Waln falou com exclusividade a Rádio Yandê, primeira mídia brasileira que o entrevistou sobre seu trabalho.Famoso por suas letras de valorização e respeito as culturas indígenas norte americanas, ele consegue combater os esteriótipos presentes na sociedade envolvente e mídias. 

Frank é um jovem lakota, da Reserva Rosebud em South Dakota nos Estados Unidos, que conquistou um espaço de destaque com sua música. É um dos 12 indígenas americanos apontados no BuzzFeed por estarem fazendo a diferença. 

Não apenas incentivando toda uma geração, mas despertando o orgulho indígena e trazendo com suas rimas, sentimentos e críticas sobre a colonização. Ele realiza workshops fazendo conscientização ambiental e política sobre a questão indígena em seu país. A resistência indígena norte americana aposta na conscientização e empoderamento cultural como as principais armas para a revolução.

(Rádio Yandê) Renata Machado : Quando você sentiu pela primeira vez o poder da música, não apenas como forma de expressar sentimentos sobre sua realidade mas como formar de descolonizar pensamentos em uma sociedade não indígena, que acredita que os povos indígenas ficaram no passado ou deixaram de existir ?

Frank Waln: Quando eu me dei conta de que a música tinha o poder de curar o trauma emocional causado pela colonização do meu povo assim como tinha o poder de me ajudar a descolonizar a minha própria mente. Se eu estou descolonizando minha própria mente e pensamentos através da minha música, a mente do ouvinte seguirá o mesmo caminho.

(Rádio Yandê) Renata Machado : Como é ser um jovem indígena da etnia Lakota e pertencer a uma reserva nos Estados Unidos ?

Frank Waln: É uma coisa incrível. Eu tenho uma conexão com a terra, cultura e língua que poucas pessoas nos EUA podem invocar. Eu não gostaria que fosse de outra maneira.

(Rádio Yandê) Renata Machado : Você já sofreu preconceito por ser indígena ?


Frank Waln: Diariamente.


(Rádio Yandê) Renata Machado : Em uma entrevista recente, foi destacado o fato de você combater estereótipos indígenas e preconceitos com sua música. Você influencia e aumenta a autoestima de muitos jovens indígenas, não apenas no Estados Unidos. Seu ativismo em defesa do seu povo e o fato de aparecer no Rebel Music da MTV, fez com que outros passassem a acreditar, que um indígena pode ser aquilo que ele desejar ser. Para você como está sendo tudo isso ?


Frank Waln: É um pouco devastador e incrível ao mesmo tempo. Ajudar, curar e inspirar as crianças indígenas que estão passando por um momento difícil é um dos melhores presentes do mundo para mim.

(Rádio Yandê) Renata Machado : Você acredita que as mídias sociais estão ajudando na difusão de informações aos indígenas de todo o mundo a se comunicar uns com os outros ?

Frank Waln: Sim eu acredito. Nós agora podemos soltar nossas vozes coletivas para o mundo através de mídias sociais, algo que não podíamos fazer antes. A mídia social é também uma ótima ferramenta para reestabilizarmos nossas linhas intertribais de comunicação e compartilhar informação rapidamente.

(Rádio Yandê) Renata Machado : Existem rappers indígenas brasileiros a maioria deles são das etnias kaiowa e guarani mbyá. O  grupo Brô MCs é o mais conhecido do país. Qual conselho você daria para indígenas que seguem esse gênero musical?


Frank Waln: Seja você mesmo. Conte sua história. Faça tudo isso partindo de um local de amor.

(Rádio Yandê) Renata Machado : Existe uma dor que todos compartilhamos, faz parte da nossa história e memória enquanto indígenas, você acredita que a música pode ser um dos instrumentos para curar nossas feridas do processo de colonização ? 

Frank Waln: Eu acredito que a música é uma ótima maneira de expressar a nossa dor, raiva, amor e espírito. A música também transcende fronteiras, culturas e línguas. Isso faz com que a música seja uma ferramenta poderosa de cura e ensino.

(Rádio Yandê) Renata Machado : Seus clipes musicais são bastante inspiradores. "Oil 4 Blood" , você aparece com os olhos e boca vendados. Como o governo dos Estados Unidos cuida das questões indígenas e quais as maiores dificuldades enfrentadas?


Frank Waln: O governo dos Estados Unidos é construído na destruição das terras e povos indígenas. O governo ainda age desta maneira. Eles continuam colonizando nossas terras e tentando destruir nossas comunidades. A extração de energia natural nas terras indígenas, em total desrespeito aos direitos dos tratados indígenas, e o Estado roubando crianças indígenas das comunidades indígenas para colocá-las sob assistência social do governo são apenas alguns dos muitos problemas que enfrentamos hoje.

(Rádio Yandê) Renata Machado : Que mensagem você gostaria de deixar para os fãs brasileiros e ouvintes da Rádio Indígena Yandê sobre valorização da cultura e ancestralidade ?

Frank Waln: Como pessoas indígenas nós descendemos de algumas das pessoas mais fortes, mais inteligentes, mais lindas do mundo. Toda sua grandeza flui em nossas veias. Nós merecemos ser felizes,saudáveis e respeitados. Muito obrigado por ouvir a minha música e suportar o meu trabalho.

Redação Yandê
Tradução: José Jefferson










Foto: Reprodução AP Photo/MTV World, Nusrat Durrani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário