quinta-feira, 11 de junho de 2015

Religião: Igualdade entre homens e mulheres

Religião: Igualdade entre homens e mulheres

 
Se cortarmos as penas de uma das asas de um pombo ele não poderá voar, não importa quão forte a outra asa possa estar, pois para voar um pássaro necessita de duas asas.
 
'Abdu'l-Bahá diz:
O mundo humano é dotado de duas asas: uma é a mulher, a outra o homem. A ave só poderá voar quando ambas as asas estiverem igualmente desenvolvidas. Se uma delas permanece fraca, o vôo é impossível.
 
Diz também:
Deus criou todas as criaturas em pares. O homem, o animal ou o vegetal, todos os seres desses três reinos são de dois sexos e absoluta igualdade há entre eles.
 
No mundo vegetal, há plantas fêmeas e machos, elas têm direitos iguais e possuem igual participação na beleza de suas espécies, embora a árvore que produz fruto realmente seja considerada superior à estéril.
 
No reino animal vemos que macho e fêmea têm direitos iguais e que cada qual participa das vantagens de sua espécie.
 
Ora, nos dois reinos inferiores da natureza vemos que não há questão de superioridade de um sexo sobre o outro. No mundo da humanidade encontramos grande diferença; o sexo feminino é tratado como se fosse inferior e não lhe são permitidos privilégios e direitos iguais. Esta condição não é devida à natureza, mas sim à educação. Na criação divina não há tal distinção. À vista de Deus nenhum sexo é superior ao outro.
 
Deus criou-nos a todos como seres humanos e para Ele não faz diferença se somos homens ou mulheres. Para um pai amoroso, filhos e filhas são igualmente queridos.
 
'Abdu'l-Bahá diz que homens e mulheres ambos pertencem à humanidade e que perante Deus são iguais, pois no plano divino da criação um é o complemento do outro. A única distinção entre eles, aos olhos de Deus, é a pureza e a retidão de seus atos, pois é preferido por Deus aquele que estiver mais próximo da imagem espiritual e semelhança com o Criador.
 
Uma vez que a bondade de Deus atinge o homem e a mulher igualmente, não devemos fazer distinção entre eles. Os deveres de um homem em uma comunidade podem ser diferentes dos de uma mulher, mas seus direitos e privilégios devem ser iguais. Não devemos pensar que os talentos de uma mulher são inferiores aos de um homem. No passado, as mulheres não recebiam a mesma educação e não tinham as mesmas oportunidades que os homens, e por isso não eram capazes de desenvolver as suas diversas capacidades .
 
Quando os bahá'ís elegem suas assembléias a cada ano, os membros que elegem são aqueles que são mais sinceros e capazes. Não faz qualquer diferença se são homens ou mulheres. Devemos sempre lembrar que Deus vê o coração e o caráter da pessoa e não o sexo.
 
'Abdu'l-Bahá diz: Aquele cujo pensamento é puro, cuja educação é superior, cujas realizações são maiores, cujos atos de filantropia são excelentes, seja homem ou mulher, branco ou de cor, faz jus a todos os direitos e merece todo o reconhecimento. Não se faz distinção alguma.
 
Imagem da Internet
 
http://blogbarretos.com.br/religiao/religiao-igualdade-entre-homens-e-mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário