domingo, 7 de setembro de 2014

Vejam o que acontece no Formação Continuada Gper!!!Acompanhem

Regionalmente estão ocorrendo diferentes eventos para discutir o Ensino Religioso, inclusive com a preocupação de apresentar trabalhos resultantes de pesquisas realizadas na graduação , como na pós-graduação. Destaco o X Simpósio de Ensino Religioso e I Simpósio de Religião e Educação que ocorrerá durante o II Congresso Internacional da Faculdade EST em São Leopoldo. No dia 11 de setembro teremos a conferência “O lugar do Ensino Religioso na perspectiva do ordenamento jurídic...o brasileiro” com o Prof. Dr. Haroldo Reimer e no dia 12 de setembro a conferência “Conexões do Ensino Religioso com as redes sociais” com o Prof. Dr. Sérgio Junqueira, neste evento serão apresentados 28 comunicações.
Outra estratégia para promover o diálogo sobre o Ensino Religioso é a organização de dossiê sobre esta temática, para tal o Grupo de Pesquisa Educação e Religião publica na Revista Pistis & Praxis (A2) – “Ensino Religioso: múltiplos olhares”, para tal contamos com a presença de pesquisadores brasileiros de várias regiões, da Europa e da América Latina. Estes são os artigos propostos:
CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E O ENSINO RELIGIOSO NA AMAZÔNIA - Rodrigo Oliveira dos Santos, Cezar Luís Seibt.
ETHOS, FATO RELIGIOSO E DIVERSIDADE: COMO SELECIONAR CONTEÚDOS E TRABALHAR ESTRATÉGIAS - Sonia de Itoz.
RELIGIÃO E EDUCAÇÃO, UM DIÁLOGO EMERGENTE: DO TEÓRICO AO PRÁTICO PARA CONSTITUIÇÃO DE UMA ÁREA DE CONHECIMENTO - Eulálio Avelino Pereira Figueira.
SPIRITUAL LEARNING COMMUNITIES: HISTORICAL, SYSTEMATIC AND PRACTICAL OBSERVATIONS (Comunidade espirituais de aprendizagem: histórico, sistemática e observações práticas) - Bert Roebben.
ENSINO RELIGIOSO E A GESTÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ÉTICA COMPLEXA DE EDGAR MORIN - Célia Smarjassi.
AS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO ENSINO RELIGIOSO: ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA OU DE INOVAÇÃO? - Laude Erandi Brandenburg.
ENTRAVES AO ENSINO RELIGIOSO NA PÓS-MODERNIDADE - Luiz Alencar Libório.
LA DISCRIMINACIÓN: UNA ESTRUCTURA LATINOAMERICANA PARA REFLEXIONAR EN LA EDUCACIÓN RELIGIOSA ESCOLAR (Discrimination: a latin american structure to be discussed in Religious Education at schools) - Amparo Novoa Palacios, Yebrail Castañeda Lozano.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO: O IMPACTO SOBRE A IDENTIDADE DE UM COMPONENTE CURRICULAR - Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Edile Maria Fracaro Rodrigues.
PLURALISMO E ALTERIDADE: O LUGAR QUE OS SEGMENTOS LGBTTTI OCUPAM NO CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE RECIFE (PE) - Aurenéa Maria de Oliveira.
ENSINO RELIGIOSO: CURRÍCULO, PROGRAMAS E FORMAÇÃO - Lurdes Caron

Para ler estes textos acesse - http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pistis
Finalmente gostaríamos de lembrar que aproxima-se o período de finalização para submissão dos trabalhos no FÓRUM INTERNACIONAL DE ENSINO RELIGIOSO em Lisboa /Portugal – 2015 - http://fier.ulusofona.pt/
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário