sábado, 28 de setembro de 2013

Meio ambiente e religião – lado a lado na conscientização

Para quem tem algum tipo de fé ou crença religiosa, a natureza, sua beleza e importância na vida do ser humano é uma das criações divinas. E é claro, mesmo aqueles que não têm religião ou são ateus, têm alguma noção que a vida na Terra depende da conservação do meio ambiente.
Infelizmente, apesar desse reconhecimento, o ser humano está destruindo a natureza. Acham que é exagero tudo o que se fala a respeito. Ignorância, pobreza e ganância são alguns fatores que explicam a destruição que está acontecendo nesse momento. Por isso, há a necessidade de orientar as pessoas o máximo possível.
Então, será que a religião pode ajudar na conscientização das pessoas, para a preservação do Planeta?
“Como cristão ortodoxo, penso que todas as coisas foram criadas por Deus. Ele tem um propósito em sua criação. Qualquer um que destrói o ser humano ou a criação comete um ato contra a vontade divina, o Criador”, afirma Dom Damaskinos - Arcebispo metropolitano de São Paulo e todo o Brasil.
Para Dom Damaskinos, na visão ortodoxa do meio ambiente, o mundo e todas as criaturas nele existentes são um tesouro infinito, um presente de amor e as pessoas devem ter essa consciência. Isso é feito através das missas que acontecem nas Igrejas Ortodoxas em todo o país.
“Devemos aprender a não ver o mundo como algo para nossas alegrias individuais. O mundo não foi criado para satisfazer nossos desejos e nossos prazeres, foi criado para um propósito maior, que é a perfeita comunhão com o Criador”, completa Dom Damaskinos.
Na tradição ortodoxa existe a iconografia, através da qual se pode ver mais claramente. A natureza, a terra, os rios, as florestas, os mares, são todos ícones materiais. Estes ícones falam de modo diferente, eles se expressam sem palavras, falam diretamente à consciência, direcionando nossas emoções, mostrando a grandeza e o amor do Criador e faz ver além de nós mesmos e das coisas materiais.
Então, vemos que em igrejas e instituições religiosas é possível pregar a conservação da natureza, através de ensinamentos diversos, extraídos da Bíblia ou de outras literaturas utilizadas, dependendo da crença seguida.
A Igreja Ortodoxa utiliza sua crença para que seus fiéis possam refletir sobre o assunto. Deste mesmo modo, outras instituições religiosas usam sermões, palestras e cultos para executar esse trabalho.
Mas a religião é apenas um dos caminhos. Escolas, ONGs, associações e tantos outros lugares que reúnem grandes números de pessoas podem ser responsáveis por esse trabalho.
O importante é que, independente do caminho, cada um deveria se preocupar em dar algum tipo de ensinamento. Principalmente às crianças, que estão começando agora suas trajetórias e podem ser a geração que salvará o Planeta. Seja através de um ensino religioso, um trabalho escolar ou as atitudes de pais e adultos com quem convivam.

Catedral Ortodoxa Antioquina
Rua Vergueiro, 1515 – Paraíso
Telefone: (11) 5579-3835

Nenhum comentário:

Postar um comentário