domingo, 14 de julho de 2013

MAPER - Diferenciando Ensino religioso de Ensino de religião

Ampliar imagemObjetivos:
  • Identificar a nova proposta do Ensino religioso;
  • Diferenciar Ensino de religião de Ensino Religioso;
Recursos:
  • Texto com a letra da música “Iguais” de Pe Zezinho;
  • Apresentação no quadro das principais diferenças entre o ER e Ensino de religião
  • Aparelho de som e música;
Mobilização: Escutar a música de Pe Zezinho “Iguais”   Elaboração e Construção do conhecimento: Leitura do texto para identificar pontos iguais e pontos diferentes nas diversas religiões.(Anexo 1) Diferenciar Ecumenismo de diálogo Inter-religioso. Fixação:  No caderno montar um quadro comparativo entre o Ensino Religioso e o Ensino de Religião.(Anexo 1) Avaliação: Participação na atividade proposta, realização das atividades em aula e em casa ANEXO 1 
Leia a letra da música”Iguais” de Pe Zezinho e faça o que se pede:
style="margin: 0cm 0cm 6pt; text-align: center" class="MsoBodyText" align="center">“Iguais”
Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões  Amamos o mesmo Pai,Buscamos o mesmo amor; Descobriremos que somos iguais. 
Em outras religiõesQueremos o mesmo céu,Queremos a mesma luz,Irmão vai ouvir irmão e todos Deus, nos ombros do mesmo Pai.
Pensamos diferente, oramos diferente,Choramos os mesmos ais.Sofremos a mesma dorse abraçarão Nos braços do mesmo
Louvamos diferente,,Mas numa coisa nós somos iguais:Falamos diferente, cantamos diferente Pregamos diferente, Levamos a mesma cruz.Um dia talvez, quem sabeUm dia talvez, quem sabeNos braços do mesmo Deus, nos ombros do mesmo Pai. 
Buscamos o mesmo Deus,Mas numa coisa nós somos iguais:Um dia talvez, quem sabePe. Zezinho
    
Atividades: style="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">1.Promover o diálogo entre as religiões é fundamental.É plantar a semente da paz mundial.

a)Cite os pontos em comum entre as diferentes religiões.
b)Em que aspectos existem diferenças entre as religiões?
c)O autor tem uma esperança com relação as religiões e expressa no texto.Qual é essa esperança?
d)O autor se refere a igrejas diferentes ou religiões diferentes?
e)Procure no dicionário o significado de :*Ecumenismo.
style="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">f)O que é diálogo Inter-religioso?
 2.Complete o quadro abaixo apresentando as diferenças: 
style="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">                   ENSINO RELIGIOSOstyle="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">         ENSINO DE RELIGIÂO
style="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">Pluralista: estudo das diversas matrizes religiosas.
Confessional:
style="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">aprofunda a fé em uma única matriz religiosa
style="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">Inter-religiosostyle="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">Atividades práticas
style="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">Área de conhecimento/disciplinastyle="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">Pastoral
style="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">Desenvolve o respeitostyle="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">Catequese
style="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">Estimula o diálogostyle="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal">Família
3. Recortem de revistas, figuras para representar as seguintes afirmações:

”A diferença é fertilidade criadora.”
style="margin: 5pt 0cm 0pt" class="MsoNormal"> “Saber conviver com as diferenças é sinal de maturidade”.Juvenal Arduine.

4.Crie legendas para as figuras que você escolheu.


Fonte: Célia
http://www.gper.com.br/?sec=matdid&id=1192

Nenhum comentário:

Postar um comentário